fbpx

Blog

O que podemos aprender sobre autodesenvolvimento com o “aviso de comissários de bordo”?

As máscaras de oxigênio do meu primeiro voo

Em meu trabalho eu sempre tenho a necessidade de deslocamento em aviões. Não me lembro bem quando foi meu primeiro voo, mas, uma das coisas que e me chamou a atenção naquela oportunidade foi um dos avisos da equipe de comissários de bordo.

Hoje em dia eu já praticamente decorei o que eles dizem, mas, na época era novidade. Trata-se do “anúncio padrão de segurança”. Naquela oportunidade, e em todas as outras desde então, a chefe de cabine nos instruiu sobre o uso das máscaras de oxigênio no caso de uma despressurização da aeronave.

“Lembre-se: coloque a máscara de oxigênio primeiro em você para depois ajudar outra pessoa”. Disse ela.

Esse aviso é bastante tradicional e quase que corriqueiro, a ponto de, nem todo mundo prestar a devida atenção, mas, isso não diminui a importância da mensagem.

Os comissários de bordo fazem esse anúncio para garantir a segurança dos passageiros em caso de emergência a bordo do avião. Em caso de despressurização da cabine, é necessário que cada pessoa coloque sua máscara de oxigênio o mais rapidamente possível e, somente depois disso, deve ajudar outras pessoas, entre elas as crianças e quem mais tiver dificuldade.

A razão é simples: se você se complicar ao tentar ajudar o outro, sem antes garantir o suprimento de oxigênio para você, é possível que ambos tenham sérios problemas. 

Devido a despressurização da cabine de um avião, pode acontecer que o passageiro perca consciência pela queda rápida na pressão e concentração de oxigênio. Isso pode gerar lesões graves ou mesmo a morte.

Não prestamos atenção em nós

Naquele momento, a frase me fez parar e refletir. Embora pareça óbvio, na correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos de priorizar nossa própria existência, saúde e bem-estar. Muitas vezes, bem-intencionados, preocupamos tanto com o bem-estar dos outros que acabamos negligenciando nossas próprias necessidades.

Da mesma forma que o aviso de segurança, a tradicional e corriqueira demanda intensa por resultados no trabalho faz com que não prestemos atenção a nós mesmos, mas, isso, não diminui a importância do autocuidado.

O aviso me fez reforçar a ideia da importância de nos cuidarmos primeiro. Se você não estiver bem, não poderá ajudar ninguém de forma eficaz.

Muitas vezes, a sociedade nos ensina a priorizar as necessidades dos outros antes de pensar em nós mesmos, mas isso pode levar a uma sobrecarga e esgotamento. Quando se dedica tempo a si mesmo, você pode recarregar suas baterias, processar seus pensamentos e emoções, e se preparar para lidar com as situações do trabalho de uma maneira saudável e íntegra com seus propósitos e objetivos.

Dedicar tempo e atenção a si mesmo não é errado. De fato, é uma parte crucial da jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Além disso, dar atenção a si mesmo permite que você se conheça melhor, compreenda suas necessidades e fortalezas e trabalhe em direção a seus objetivos profissionais.

Isso não é egoísmo. Mesmo quando se é altruísta, cuidar de si em “primeira pessoa” o tornará mais forte, mais equilibrado e mais capaz de oferecer apoio e ajuda aos outros.

Comece por você

Colocar foco em si mesmo o ajuda a desenvolver algumas habilidades como autoconsciência, autogestão, foco e resiliência, que são atitudes valiosas para lidar com desafios e construir relacionamentos saudáveis.

A dica essencial é essa: quando perceber que precisa potencializar alguma habilidade ou competência que seja necessária para sua carreira, comece por você! Olhe para seu interior e, com muita autoconsciência e autoconhecimento, você poderá concluir que o que precisa desenvolver está dentro.

Por isso venho falando a alguns anos sobre as INNER SKILLS, um tema que tenho a alegria de ser pioneiro no nosso país.

Isso vai depender da sua disposição de olhar para si e entender que é preciso estar bem e equilibrado em seu interior para poder construir resultados mais eficientes em suas relações com outras pessoas e com a maneira que você aborda os desafios e oportunidades.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Marcelo de Elias em gravação de vídeo

MARCELO DE ELIAS é mestre em inovação e design com MBAs em Estratégia, Gestão de Pessoas, formação internacional em gestão da mudança em tempos desafiadores e pós-graduado em neurociências. Conteudista especialista em protagonismo e gestão de mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança. Pioneiro no assunto “Inner Skills” no Brasil.

Quer saber mais sobre MARCELO DE ELIAS e como ele pode ajudar a sua empresa nos desafios relacionados às mudanças, inovações, liderança e protagonismo pessoal? Clique aqui

Conheça também o portal da Universidade da Mudança

Se quiser saber mais sobre o que fazemos, conheça nosso media-kit.


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home/u369468197/domains/marcelodeelias.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133