Blog

Todas escolhas têm consequências e renúncias.

Todas escolhas têm consequências e renúncias.

“A vida é feita de escolhas”, disso já sabemos, mas precisamos entender e refletir melhor sobre isso, pois toda escolha tem suas consequências e suas renúncias.

Certamente quando escolhemos um caminho, estamos renunciando a outro. E talvez por isso seja muito difícil a gente fazer uma escolha e ficamos no mesmo caminho, por achar que ele sempre estará bom o suficiente para nós. Mas entenda que não escolher também é uma escolha, e que se você se omitir, você quem escolheu ser omisso.

Se a vida é feita de escolhas, não podemos nos esquecer que ela também tem consequências. Pois toda vez que tomamos ou deixamos de tomar uma posição, seguimos ou não um novo caminho, estamos escolhendo, de qualquer forma, algo que terá as suas consequências.

Então vamos pensar, se é assim a nossa vida, cheia de necessidade de escolhas, qual é a bússola que aponta o caminho certo que devemos escolher? Como tomar uma decisão acertada? Qual é a nossa referência de escolha? Existe escolha certa?

As nossas melhores referências para usar numa tomada de decisão são os nossos princípios e valores. Ou seja, o que é justo, íntegro, ético, honesto e que requer coragem e objetivo de te fazer feliz e ter melhores resultados.

E assim, se de fato escolhemos com base naquilo que são os nossos princípios e não apenas pela a emoção do momento, um uma ideia mal planejada e tal, e entendemos que é algo que tem valor real em nossa vida, podemos nos posicionar com segurança e não ter medo de escolher aquilo que nos fará bem.

 

Se você quer saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança, e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Menu