Blog

Seja rápido, mas sem pressa!

Uma das competências importantes no dia de hoje, e também no futuro, é o que eu chamo de velocidade não apressada. Mas o que é isso?

Para me explicar melhor, faço-me valer de uma frase de um grande treinador de basquete americano, já falecido, John Wooden, que dizia o seguinte:

“Seja rápido, mas sem pressa!”

O que ele e eu queremos dizer com isso é que ser rápido é diferente de ser apressado. Pois no mundo de hoje, onde tudo é tão acelerado e acontecem mudanças radicais, a gente precisa ser muito rápido, ágil. Ou seja, não podemos ficar esperando as coisas acontecerem. Mas por outro lado, temos que pensar e planejar bem. E aqui está a diferença, de ser ágil ao invés de apressado.

Ser apressado é fazer as coisas sem se organizar previamente e às vezes até sem entender o contexto das coisas antes.

No mundo de hoje é importante ser rápido, como já disse, e para isso a regra é simples, entenda, planeje, organize e então execute rapidamente, sem demorar, para não se tornar aquele tipo de pessoa que só planeja, planeja e planeja e não executa… Mas também não execute sem pensar!

Então o importante é o seguinte, seja rápido, mas sem pressa. E você vai aprender a ter uma velocidade não apressada. E essa vai ser uma competência importante para sua vida profissional e pessoal.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu

Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando