Blog

Resultados sustentáveis são necessários, mas não a qualquer preço

Resultados sustentáveis são necessários, mas não a qualquer preço

A busca por resultados é uma necessidade de qualquer empresa, em qualquer tipo de negócio. Mas, para terem efetividade, precisam ter resultados sustentáveis.

Resultados sustentáveis são aqueles que, além de garantirem resultados financeiros de curto prazo para empresa, precisam proporcionar condições para que ela possa gerar negócios e oportunidades futuras.

Dessa forma, a empresa precisa ser eficaz em sua gestão, ou seja, “acertar o alvo” e garantir o retorno positivo de suas práticas comerciais e estratégicas. Mas somente isso não basta, pois ela precisa ainda ser eficiente na maneira que gerencia seus recursos e pessoas.

Para a eficiência na gestão, se fazem necessárias as ações e também decisões estruturadas, planejadas e bem executadas, capazes de garantir o melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos, financeiros, estruturais, operacionais e humanos.

Para garantir a eficiência que poderá gerar a sustentabilidade dos resultados, é necessário que os profissionais cuidem bem dos recursos disponíveis, sejam eles tecnológicos, humanos, financeiros, materiais e estruturais. Além de evitar desperdícios e utilizar adequadamente os recursos requerendo muita iniciativa, disciplina e controle.

É aí que a chamada gestão de resultados organizacionais aparece como uma necessidade que vem sendo cada vez mais adotada no ambiente corporativo. Afinal, não cabe aos bons gestores garantirem apenas a qualidade da execução dos processos, mas, também, a capacidade de eles gerarem os resultados desejados.

Mas, a quem cabe a gestão que gera resultados? A todos os profissionais da empresa. Engana-se quem pensa que a gestão é responsabilidade única de líderes formais da instituição, como seus diretores e gerentes. A gestão do negócio e dos resultados é uma atividade que, independente do papel de cada um, se faz necessária para a garantia do sucesso empresarial.

O foco nos resultados também não é direcionado apenas ao setor comercial. Que em geral é mais sensível às ações que visam o alcance de metas, mas sim de todos os setores da empresa. Cada um tem sua cota de comprometimento e objetivo a ser alcançado, que vai se renovando a cada ciclo.

Todos os funcionários, independentemente das diferentes funções que desempenham na organização, serão responsáveis pelos resultados gerados pela empresa. Isso inclui até mesmo as perdas ou oportunidades desperdiçadas.

Afinal, todos nós somos gestores diretos ou indiretos de algum processo ou projeto e, como responsáveis pela eficiência e eficácia, devemos garantir o planejamento, organização e controle de suas ações.

Atuar de maneira adequada junto aos resultados dos negócios, gerando otimização, melhorias e crescimento, também é algo que gera maior performance das pessoas.

Sem dúvidas, as pessoas que conseguem bons resultados se desafiam mais e, assim, se desenvolvem mais rapidamente e mais profundamente. Além disso, atuar em processos e projetos com bons resultados dá mais visibilidade e capacidades aos profissionais envolvidos.

Para receber mais conselhos, baixe o E-book “Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando“.

Se você quer saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança, e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Menu