Blog

Que dor que se sente quando se perde alguém? Saudade ou Remorso?

Quando se perde alguém que se ama, normalmente aparecem dois tipos de dores, a dor da saudade e a dor do remorso. Ambas provém do amor, mas de maneira diferente.

Quando você ama de verdade, pratica o verbo amar, de maneira que você dedica para tal pessoa, vive momentos felizes ao lado dela, a dor que fica é a dor da saudade. Essa é a dor de quem queria continuar praticando tudo aquilo de bom.

Agora, quando você ama, mas não pratica o amor, você fica com o sentimento de débito com a pessoa amada, pois não dedicou o tempo que deveria, não disse o que deveria ter dito, então surge a dor do remorso. É a dor de quem gostaria de ter começado a praticar o amor antes da perda.

Por isso, quando se perde algo ou alguém é melhor sentir a dor da saudade, que é a dor de quem amou de verdade, do que sentir a dor do remorso, que é a dor do arrependimento.

Então, se você tem alguém que você ama, dedique o seu tempo, seu carinho e atenção na ação verdadeira do amor.

Diga que gosta, faça e viva bons momentos juntos. Pois, só dessa forma, você vai superar a perda pelo caminho da dor da saudade, que é a menos pior.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu

Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando