Nos MBAs em que ministro aulas costumo perguntar aos colegas de RH: Qual é o papel do RH nas organizações
Via de regra, as respostas não fogem de: Selecionar pessoas, contratar cursos, cuidar da folha de pagamento, administrar benefícios, dentre outras.
Muitos RHs ainda vêem que sua missão principal é trabalhar operacionalmente, estando mais preocupados com os “o quês” do que com os “por quês”. Enxergam que seus papéis se limitam a fazer entrevistas, organizar treinamentos, cuidar da folha de pagamento, coordenar os benefícios como planos de saúde e aposentadorias. Tudo isso é muito importante, mas trata-se de atividades “meio” e não “fim”. É fácil perceber essa visão (ou falta dela), quando se observa que os RHs conformam-se em trabalhar sem medir os resultados, organizar belos treinamentos sem saber se foram eficazes, administrar a “rotina” trabalhista sem pensar em inovação e melhoria.
Para mim, o papel do RH é ser o elo entre a estratégia da empresa e as pessoas.
Em outras palavras, deve influenciar o negócio com o objetivo de alcançar o sucesso da empresa, e isso passa, sem dúvidas, por pessoas felizes, desenvolvidas e produtivas.