Blog

Qual é o momento certo para inovar?

Curva da mudança, já ouviu falar sobre isso? É um assunto bem interesse que eu vou te mostrar agora. Veja bem abaixo.

Entenda o eixo “desempenho” como o que representa o resultado da sua empresa, do seu negócio, o seu resultado pessoal no trabalho ou até da sua vida. E o eixo “tempo” mostra que com o passar do tempo você pode, de repente, fazer alguma mudança em alguma dessas áreas da sua vida.

Note que o gráfico nos mostra que começamos num “estado atual”, onde já existe um desempenho no qual já estamos acostumados, só que para fazer uma mudança, que normalmente visa uma melhoria para um estado maior/melhor, normalmente passamos por um estado de transição, que até parece um vale (por isso também é chamado de “vale do desespero”).

E o interessante é que o “vale do desespero” – aqui vamos entender o porquê do nome – nos mostra que antes de algo ficar bom, fica ruim. E é normal isso acontecer! Ou seja, se você está com a sua empresa acostumado com um resultado atual, mas quer implementar mudanças nela, visando um resultado melhor, se prepare, por que sempre vai ter um momento de dificuldade, pois tudo o que é novo gera insegurança, e a insegurança gera dificuldades.

Isso serve não apenas para empresas, mas serve também para carreira, família, projetos pessoais, relacionamentos, etc. Em tudo o que você desejar mudar, vai passar pelo momento ruim do estado de transição, onde o seu desempenho, por um momento, vai cair.

Mas o segredo para passar pelo “vale do desespero” é aprender a lidar com esses processos de transições da vida, não parar nem desistir ao perceber que o seu desempenho está caindo. Pois se você desistir enquanto o seu desempenho estiver abaixo do seu antigo estado, a tendência é ficar pior.

Então, antes de fazer qualquer mudança, entenda claramente isso, que antes de ficar bom, fica ruim.

É assim que se faz mudanças que farão as diferenças na sua vida, empresa, relacionamentos e etc.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu