fbpx

Blog

Quais são os sintomas da improdutividade?

Você sabe quais são os sintomas da improdutividade? Talvez você saiba que são vários sintomas… Mas aqui eu vou abordar os principais:

Você não consegue se organizar de jeito algum:

É quando você até tenta ser organizado, começa o dia preparando a agenda, mas de repente, quando chega ao meio do seu dia você percebe que não fez nada do que havia planejado.

Você perde tempo com muitas coisas que não agregam valor:

Por exemplo, você está concentrado no trabalho e numa certa hora você pega o seu celular para mandar uma mensagem importante para alguém que trabalha na sua empresa também e, de repente, nota que se perdeu nas redes sociais (não significa que isso não é importante, mas não era a hora certa), e isso é um problema grave que vai impactar na sua produtividade.

Você chega no final do dia em casa e sente que nada fez:

Esse é um sintoma ainda mais grave, quando parece que você trabalhou, trabalhou e trabalhou, mas nada produziu e resolveu. Isso significa que você passou o dia apagando um monte de incêndios, resolvendo várias urgências e esqueceu do que era importante.

Você deixa as interrupções e/ou pessoas atrapalharem as suas tarefas:

Muitas vezes isso acontece porque você não sabe dizer não. Nesse caso, saber dizer não é uma competência difícil, mas muito importante para você garantir, pelo menos, os seus resultados esperados. Então não deixe que nada te atrapalhe, principalmente pessoas que chegam com conversas que não agregam em nada.

Bom, existem outros tantos sintomas da improdutividade, pois é um assunto que rende muito, já que muitas coisas “aparecem” para nos impedir de chegar às nossas metas. Mas eu prometo falar mais delas em outros momentos.

Agora quero falar com você que tem dificuldade em dizer não:

Dizer não pode ser dolorido e te deixar mal no momento, mas entenda que isso tudo vai te ajudar a ficar bem depois. Ouça abaixo o meu ChangeCast onde falo sobre esse tema e saiba como agir. Diga sim para você!

Marcelo de Elias é mestre em inovação e design. Conteudista especialista em mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança.


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home/u369468197/domains/marcelodeelias.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133