fbpx

Blog

Por que as Inner Skills são importantes?

Por que as Inner Skills são importantes? Vale a pena desenvolver as Inner Skills? Será que não seria perda de tempo? Isso não é apenas uma “modinha”? Garanto a você que vale muito a pena!

Aprender mais sobre elas, conhecer a si mesmo, avaliar onde você precisa de desenvolvimento e focar no seu crescimento pessoal é fundamental para iniciar uma jornada para aproveitar as nossas oportunidades de melhoria.

As razões para dedicar-se ao desenvolvimento das Inner Skills são ainda maiores nos tempos atuais, que muitos chamam de VUCA e/ou BANI.

Podemos entender que, em cenários ainda mais acelerados e disruptivos, a volatilidade se potencializou e vem gerando fragilidade. As incertezas tendem a proporcionar muita ansiedade. Situações de muita complexidade vão nos trazer a não-linearidade, e se algo era ambíguo, hoje temos coisas muitos mais incompreensíveis.

Vamos somar a esse cenário um fenômeno que vem acontecendo em todo mundo, a Great Resignation ou a Grande Renúncia. Muitos tem chamado por aqui em no nosso país de a “Grande Debandada”.

Passado o momento que foi considerado como o mais crítico da pandemia, é nesse panorama que surgiu um movimento conhecido como Great Resignation (também chamado de Big Quit ou Great Reshuffle).

Trata-se de uma onda de pedidos de demissão nos Estados Unidos, Europa, China e, aos poucos, no Brasil.

Esse fenômeno mostra o quanto a relação com o trabalho mudou. Atualmente, grande parte das pessoas vem repensando suas atividades e carreiras e, para tantos, a conclusão é de que estão perdendo tempo e vida em seus trabalhos. Daí uma enxurrada de pedidos de demissão.

Será que as Soft Skills tradicionais (habilidades sociocomportamentais) e Hard Skills (habilidades técnicas e tecnológicas) são suficientes para dar conta dos desafios atuais?

Não! Outros elementos entram nesse jogo e, considerando essa realidade, reconhecemos que são importantes as Inner Skills. Posso afirmar que essas habilidades são uma espécie de antídoto para a realidade em que vivemos e serão as competências mais importantes para o futuro.

As Inner Skills servem de alicerce para outras habilidades, pois quando estamos bem com nós mesmos, conseguimos lidar melhor com o outro e com as situações que acontecem ao nosso redor.

Eu não tenho dúvidas de que as principais habilidades desejadas nos profissionais serão mais bem desempenhadas se, antes, forem desenvolvidas algumas condições interiores. Elas servem de base e de motor para várias outras habilidades por meio da espiritualidade, interioridade, propósito, inspiração, autoconhecimento e consciência. Envolve compreender e gerir aspectos altamente íntimos para desenvolver novas habilidades, valores pessoais e virtudes que resultarão em competências mais aprimoradas.

Durante bastante tempo eu pesquisei definições interessantes para as Inner Skills e não encontrei, então, decidi criar uma que eu compartilho com você:

 “As Inner Skills são habilidades que servem como vetores de potencialização para outras habilidades e que dependem intrinsecamente de cada pessoa. Elas podem interagir com o ambiente exterior e com outros indivíduos, mas, em última instância, não dependem desses fatores para sua existência. Relacionam-se com a maneira que interpretamos, atuamos e administramos os nossos eventos internos a partir da consciência, propósito e visão”. – Marcelo de Elias, 2021.

 Quero que você preste atenção nessas palavras que eu usei: vetores de potencialização.

 Isso quer dizer que elas vão impulsionar e fortalecer as habilidades que você já e ajudar a desenvolver as que você não tem.

 É fácil perceber a importância das habilidades intrapessoais quando entendemos que elas servem como canal de ampliação de nossas habilidades profissionais. As Inner Skills nos dão mais condições de lidar e liderar os processos do nosso domínio interno.

Essa autoliderança, ou capacidade de liderar a nós mesmos e administrar nossos pensamentos e sentimentos, dá condições de minimizarmos os distúrbios e desajustes internos que, se não forem bem administrados, facilmente perturbariam nossa produtividade e a busca de resultados na vida e no trabalho.

Não preciso nem dizer que algumas posturas negativas como a falta de atenção e foco, a reatividade negativa aos eventos externos, a falta de percepção, a preocupação excessiva e a construção de narrativas mentais que não são verdadeiras, podem atrapalhar, e muito, nossa vida e nosso desempenho no trabalho.

A mesma coisa acontece com o profissional que tem dificuldade de trabalhar em equipe, de receber ou dar feedback, de liderar pessoas ou de manter um ambiente saudável e equilibrado. É provável que faltem alguns elementos intrínsecos como autoconhecimento, percepção, consciência, entre outros. Essas são algumas Inner Skills.

 Essa imagem explica o que eu quero dizer:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A ideia é essa: se você deseja alcançar seus objetivos profissionais, você precisa ter boas Hard Skills e Soft Skills para ter condições de chegar lá. São essas duas que vão fazer com que suas metas sejam realizadas.

Mas observe que, para ter boas Soft Skills e poder impulsionar até mesmo algumas Hard Skills, é importante entender que são as Inner Skills que vão te ajudar nisso.

Ou seja, investir no desenvolvimento das Inner Skills é um caminho sustentável para alcançar seus propósitos profissionais.

Como escreveu certa vez o Stephen Covey:

“sempre que achamos que o problema está lá fora, este pensamento em si é o problema. Damos ao que está lá fora o poder de nos controlar”.

Isso quer dizer que toda capacidade de fazer a diferença está dentro de nós.

MARCELO DE ELIAS é mestre em inovação e design com MBAs em Estratégia, Gestão de Pessoas, formação internacional em gestão da mudança em tempos desafiadores e pós-graduado em neurociências. Conteudista especialista em protagonismo e gestão de mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança. É um dos pioneiros sobre INNER SKILLS no Brasil.

Se quiser saber mais sobre as INNER SKILLS, acesse: www.innerskills.com.br

Quer saber mais sobre MARCELO DE ELIAS e como ele pode ajudar a sua empresa nos desafios relacionados às mudanças, inovações, liderança e protagonismo pessoal? clique aqui.

Se quiser saber mais sobre o que fazemos, conheça nosso media-kit

Se quiser um orçamento sem compromisso ou entender mais sobre nossos trabalhos e em que podemos ajudar sua organização, entre em contato com nossa equipe por aqui. 

Conheça também o portal da Universidade da Mudança.


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home/u369468197/domains/marcelodeelias.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133