SIPAT – Obrigatoriedade que faz a diferença
Grande parte das empresas precisa realizar anualmente a SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Sua realização, mesmo sendo uma necessidade legal, o que pode gerar um sentimento de execução apenas pela obrigatoriedade, é de suma importância para ampliar a conscientização das pessoas sobre hábitos de saúde e segurança no trabalho, na maioria das vezes, através de palestras SIPAT.
A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16, letra O. As empresas que estão obrigadas a constituir CIPA devem realizá-la anualmente, desenvolvendo palestras SIPAT e atividades com temas voltados para segurança e saúde do trabalhador, e a sua realização pode ser em qualquer mês no ano, já que a NR-5 não menciona sobre datas específicas para a realização.
Quem organiza a SIPAT?
A responsabilidade é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA. É aconselhável que CIPA planeje e organize a SIPAT com boa antecedência, aproveitando a oportunidade para identificar as necessidades da empresa que possam ser sensibilizadas através de atividades e palestras SIPAT.
Em muitas empresas, a SIPAT recebe a colaboração do RH e em certos casos, esse pode ser o setor responsável pela organização e implementação das ações. O RH tem boa expertise na organização de eventos, treinamentos e palestras.
Algumas etapas para planejar e organizar a SIPAT
- Elaborar um cronograma de atividades;
- Identificar as necessidades de recursos financeiros;
- Definir os temas que merecem ser trabalhados;
- Procurar por atividades interessantes e, preferencialmente, palestras SIPAT que saem do comum e do que é repetitivo.
- Identificar os potenciais parceiros, fornecedores e palestrantes;
- Preparar material de divulgação interna;
- Realizar a sensibilização dos colaboradores para participação;
- Considerar a possibilidade de distribuir brindes promocionais e realizar sorteios.
Quais temas podem ser tratados na SIPAT?
A NR-5 não menciona nenhum tema obrigatório para ser realizado durante a SIPAT. Algumas empresas entendem que devem tratar, durante essa semana, o tema HIV/AIDS, mas, não existe a obrigatoriedade de fazer dessa forma nesse momento, mas sim, a qualquer tempo durante o ano. O que muitas empresas fazem é realizar as 2 atividades em conjunto, assim, cumprem rigorosamente a legislação. Porém, fica a critério da empresa fazer o tema AIDS ou não durante a semana da SIPAT.
Nas SIPATs os temas mais comuns para atividades e palestras são: AIDS e DSTs, prevenção de acidentes, trânsito, conscientização ambiental, tabagismo, alcoolismo, ergonomia, acidentes domésticos e estresse
Entretanto, as empresas mais atualizadas e sintonizadas nas reais necessidades de desenvolvimento de suas equipes, têm trabalhado também outros assuntos mais inovadores para palestras SIPAT.
Sabe-se que a saúde, qualidade de vida e a prevenção de acidentes requerem basicamente uma mudança de pensamento que impulsionarão as atitudes adequadas para o ambiente do trabalho.
Assim, novos temas têm feito a diferença nas SIPATs e têm gerado grandes transformações no ambiente de trabalho e no comportamento das pessoas.
Quais seriam temas diferenciados e inovadores para as Palestras SIPAT?
Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal
Boa parte das doenças nas empresas surge devido ao clima organizacional impactado relacionamentos tóxicos. Para ter desempenhos adequados e atingir bons resultados, as pessoas precisam estar motivadas e felizes. O bom relacionamento é um dos principais fatores de motivação e do clima saudável.
Motivação
Ninguém duvida que o profissional motivado tem mais resultados, além de trabalhar com mais segurança e dedicação.
Qualidade de Vida
É importante trabalhar esse tema de maneira mais ampla, indo além do tradicional discurso sobre alimentação e exercícios físicos. Falar sobre autoestima, entusiasmo e felicidade também impacta positivamente.
Protagonismo e iniciativa
O colaborador precisa assumir a responsabilidade e a proatividade sobre seus atos e entender a importância de ser o autor de suas próprias atitudes. Isso evita acidentes e melhora a preocupação preventiva com a saúde.
Mudanças comportamentais
Estimular a mudança de hábitos negativos para as práticas positivas é o que gera o engajamento com os comportamentos saudáveis.
Propósito de vida
Muitas vezes precisamos parar e pensar naquilo que nos move em direção aos objetivos. Quais são os motivos que nos impulsionam? Com um novo sentido na vida, as ações são mais seguras.
Superação de desafios
Sabemos que os resultados dependem do engajamento e envolvimento de cada um. Tratar esse tema na SIPAT é uma excelente injeção de ânimo para a superação de desafios, entre eles, a busca incansável e disciplinada das práticas adequadas ao ambiente de trabalho.
Organizando palestras que chamem a atenção, estimulem a conscientização e sejam inovadoras
As palestras que realmente fazem a diferença são aquelas cujos temas saem da mesmice, afinal, os funcionários, principalmente os mais antigos, já estão acostumados e às vezes entediados em sempre ouvirem os mesmos temas nas palestras SIPAT.
Os eventos, na atualidade, para agregarem valor às pessoas e à empresa, precisam atender a algumas premissas:
- Os eventos e convenções precisam de palestrantes com conteúdo relevante e inovador;
- A apresentação tem que ser leve, bem humorada e descontraída;
- É importante que a mensagem contenha aplicação prática e represente a realidade;
- As apresentações têm que ser customizadas às necessidades do cliente e falar a linguagem da empresa.
Mas de nada adianta uma organização dedicada e cuidadosa se a escolha do palestrante SIPAT não for acertada.
Um bom palestrante pode ser a diferença entre um evento bem-sucedido ou não. Vale a pena escolher meticulosamente os palestrantes, principalmente aquele que “dará o tom” ao seu evento porque ele pode criar um clima de aceitação favorável aos palestrantes seguintes e às mensagens que se deseja transmitir.
Um palestrante amador e inexperiente pode jogar por terra toda a programação da SIPAT.
Cuidados para escolher um palestrante para a SIPAT
Alguns pontos a considerar na contratação de um palestrante:
Histórico de comprometimento e pontualidade
Este é um critério que poucos pensam em verificar, um famoso palestrante que chega atrasado compromete o sucesso do evento. Trinta por cento dos palestrantes que aceitam palestras sem remuneração, acabam cancelando.
Experiência comprovada
É bom contratar alguém que costuma realizar pelo menos 20 palestras ao ano. Estes têm um nome a zelar. Palestras para grandes públicos requerem preparação contínua e prática constante. Como um bom cirurgião. Cirurgiões eventuais só mesmo para os corajosos. Sempre avalie quem são os principais clientes do palestrante e busque referências.
Autenticidade
Bons palestrantes falam do coração. Os participantes percebem quando o apresentador está ali por acreditar realmente em sua própria mensagem ou quando apenas está ali para ganhar dinheiro.
Organização
Boas palestras são cuidadosamente preparadas. Palestras de improviso são sempre mais arriscadas, às vezes são brilhantes, outras vezes um desastre. Faça um bom alinhamento com o palestrante antes do evento e compartilhe as necessidades e a cultura da empresa. Avalie a organização do seu palestrante desde o seu primeiro contato com ele, pois esta será uma boa indicação do que poderá ocorrer no dia do evento.
Senso de humor
A plateia não é de ferro. Bons palestrantes sabem como ninguém intercalar um assunto sério com alguma frase espirituosa, sempre no contexto, dando à palestra uma sequência agradável.
Talento
Fazer uma boa palestra requer talento, treinamento e muita prática, como em qualquer profissão. Nenhum evento bem organizado apaga as lembranças ruins de um palestrante inadequado.
Como contratar um bom palestrante, com bom custo x benefício e conteúdo inovador?
Se você quer tirar sua SIPAT da mesmice e levar um tema que contribua para atingir definitivamente seus colaboradores, confie em um Palestrante que pense como você, que compreenda que a SIPAT não é somente uma obrigação, mas sim uma forma de tornar o ambiente de trabalho mais seguro e agradável, em vários aspectos.
Marcelo de Elias tem experiência como Gestor de Recursos Humanos em uma multinacional e compreende a realidade de grandes organizações. Ele possui as características ideias para tornar seu evento um momento de reflexão, descontração e mudança de atitude.
Veja aqui algumas ideias que ele apresenta para sua equipe:
- MOTIVAÇÃO PARA DESAFIOS E MUDANÇAS
- MOTIVAÇÃO, O COMBUSTÍVEL PARA A SEGURANÇA
- MISSÃO E MOTIVOS
- VIDA “MANUAL” DE INSTRUÇÕES
- RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- OS DESAFIOS DO TRABALHO EM EQUIPE
- PROTAGONISTA OU VÍTIMA? A ESCOLHA É SUA
Entre em contato e solicite orçamentopara tornar sua SIPAT envolvente com uma palestra inovadora!
Marcelo de Elias é palestrante especialista em Gestão e Mudanças, professor de MBA e coautor do livro Ser Mais em Gestão de Pessoas.