Blog

O que não te falaram sobre o mundo VUCA

Recapitulando, o mundo VICA (ou VUCA em inglês) é o mundo no qual vivemos hoje, onde há Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Sobre isso eu já falei e você já deve conhecer.

O que você talvez não deve saber, é que existe um possível antídoto para o mundo VUCA, que se chama VUCA Prime. Mas o que é isso?

O Vuca Prime são quatro coisas que precisamos trabalhar em nossas equipes e em nossas empresas para conseguirmos ter bons resultados nesse mundo de mudanças radicais, impactantes, rápidas e simultâneas. São elas:

1ª – Para a volatilidade do mundo, precisamos ter visão: significa que precisamos ajudar as pessoas enxergarem onde se pretende chegar, ou seja, mostrar a sua equipe o propósito que querem alcançar e o legado que querem deixar.

2ª – Contra a incerteza do mundo, precisamos ter entendimento: explique o porquê e seja coerente, pois num ambiente incerto, precisamos dotar as pessoas de certezas.

3ª – E como o mundo é complexo, precisamos de clareza: mostre à sua equipe como as coisas devem acontecer, torne as coisas simples e diminua a complexidade, assim elas terão clareza do passo a passo.

4ª – Contra a ambiguidade, precisamos de agilidade: isso significa que precisamos ser rápidos, nos antecipar e adaptar as mudanças e especificações de cada momento, lugar e pessoa. Para isso, diminua estruturas e burocracias e empodere as pessoas da sua equipe.

É diante disso que notamos que precisamos do VUCA Prime para melhorar a nossa relação e vida neste mundo cheio de mudanças.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu

Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando