Blog

Resultados

Não basta fazer. É preciso saber mensurar resultados

Para ser um bom gestor, devemos nos habituar a monitorar e medir os resultados de nossos processos e projetos. Aumentaremos bastante nossa capacidade de entregar resultados se soubermos por que nossas ações dão certo ou não. Monitorar, através da mensuração, é essencial para o alcance dos objetivos.

Ao medir e acompanhar indicadores, somos capazes de levantar informações precisas para diagnosticar os problemas e oportunidades e avaliar objetivamente os resultados das nossas ações.

A partir das definições e compromissos selados, é a hora da monitoração do processo. Há aplicativos e softwares muito uteis para mensurá-los. E é antes do resultado final que os pré-resultados são avaliados entre todos, para compreender o que funcionou ou não e o quanto faltou para se atingir o sucesso da meta.

Na prática, defina indicadores para ter evidências de que está no caminho certo e acompanhe periodicamente. Assim, de algo sair fora do previsto, é mais fácil voltar para o rumo correto.

Os indicadores de desempenho também são chamados de KPIs, termo em inglês que significa “Indicador-chave de desempenho”. São números que quantificam sua performance de acordo com seus objetivos organizacionais.

Para que esses indicadores de desempenho tenham uma contribuição significativa no controle da empresa, vamos sugerir uma ação prática: Primeiro, como já dissemos, entenda o planejamento estratégico e o transforme em objetivos claros na hora da definição das metas que devem ser alcançadas.

Depois disso, a partir daí, a elaboração e a gestão dos indicadores de desempenho podem ser direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa e servir como referência para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria.

Para receber mais conselhos, baixe o E-book “Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando“.

Se você quer saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança, e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Menu