Quando eu era criança sempre ouvia dizer que, no futuro, as pessoas teriam chips implantados e seriam vigiadas o tempo todo. Elas perderiam a privacidade e seria possível descobrir onde estiveram, o que compraram e consumiram, seu estado de saúde, etc.
No passado, muitos filmes de ficção científica retrataram essa tão distante e quase impossível visão sobre o futuro.
O tempo passou e surgiram a internet, os celulares, os supercomputadores, os dados em nuvem, a Inteligência artificial, as redes sociais, o Google e tantas outras inovações. A humanidade, cada vez mais virtual, tem deixado rastros e marcas por onde passa também no cyber-espaço. Suas preferências e desejos, buscas por assuntos, dados e costumes podem ser facilmente identificados e transformados em serviços, produtos, ações de marketing e bolhas de assuntos semelhantes.
E não é que o futuro distante chegou? E o mais curioso… não precisou implantar o chip no corpo, bastou ter um chip no celular, um computador com acesso à internet ou mesmo ter seus dados inseridos em sistemas. Lá se foi a sua privacidade.
Pesquisando esse assunto, encontrei na internet um divertido texto que, infelizmente, não teve seu autor citado. Gostaria de fazer referência ao genial escritor dessa estória engraçada e talvez exagerada, porém, nada ficcional. Tudo isso já é possível.
“ – Google´s pizza.
… – Mas este telefone não era da Pizzaria do Gordo?
– Sim senhor, mas a Google comprou.
– OK. Anote meu pedido.
– O Senhor vai querer a de sempre?
– A de sempre? Você me conhece?
– Segundo nossa planilha de dados do identificador de chamadas, nas últimas 12 vezes, o senhor pediu meia quatro queijos, meia calabresa, massa grossa.
– Tá! Vai esta mesmo…
– Posso sugerir-lhe, desta vez, meia ricota, meia rúcula com tomate seco.
– O quê? Odeio verduras.
– É que seu colesterol não anda bom, senhor…
– Como você sabe?
– Cruzamos o número de sua linha fixa com seu nome, pelo guia de assinantes.
Temos o resultado dos seus exames de sangue dos últimos 7 anos.
Além disso, segundo dados da seguradora, o senhor tem consultado um cardiologista.
– Ok, mas eu não quero essa pizza! Já tomo remédio…
– Desculpe-me, mas o senhor não tem tomado remédio regularmente.
Pelo nosso banco de dados comerciais, faz 4 meses que o senhor adquiriu uma caixa com 30 comprimidos para colesterol com desconto na farmácia na rua da sua casa onde é cadastrado.
Parcelou em 3 vezes sem acréscimo, conforme informações da administradora do seu cartão Visa final 5692.
– Posso ter comprado com cheque ou dinheiro, seu esperto…
– Só se foi em dólares não declarados.
O senhor emitiu apenas 2 cheques nos últimos 3 meses, segundo seus dados bancários.
Suas retiradas em dinheiro costumam ser de R$ 750,00 e ocorrem pouco antes do dia 10, possivelmente para pagar sua empregada que recebe esse salário desde maio.
– Até o salário da empregada…Como você sabe?
– Pelo valor do INSS que o senhor recolhe mensalmente através do banco online.
– Vá se danar, seu metido!
– Me desculpe, senhor, utilizamos tais informações apenas com a intenção de ajudá-lo.
– Chega! Estou de saco cheio de Google, Facebook, Twitter, WhatsApp, tablets, falta de privacidade. Vou para as ilhas Fuji ou, sei lá, para outro lugar sem internet, TV a cabo, onde celular não dê linha e com ninguém para me vigiar.
– Entendo senhor… Só uma última coisinha…
– O que foi agora?
– Seu passaporte está vencido.”
Esse é o mundo que estamos vivendo e, cada vez mais rapidamente, será mais real e comum. E você? Está preparado para ser monitorado sem ter um chip implantado?
MARCELO DE ELIAS é mestre em inovação e design com MBAs em Estratégia, Gestão de Pessoas, formação internacional em gestão da mudança em tempos desafiadores e pós-graduado em neurociências. Conteudista especialista em protagonismo e gestão de mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança. Pioneiro no assunto “Inner Skills” no Brasil.
Quer saber mais sobre MARCELO DE ELIAS e como ele pode ajudar a sua empresa nos desafios relacionados às mudanças, inovações, liderança e protagonismo pessoal, clique aqui.
Conheça também o portal da Universidade da Mudança.
Se quiser saber mais sobre o que fazemos, conheça nosso media-kit.
Se desejar um orçamento sem compromisso ou entender mais sobre nossos trabalhos e em que podemos ajudar sua organização, entre em contato com nossa equipe por aqui.