Blog

Mudar de opinião pode fazer bem!

Existe uma frase que diz assim: “O triste não é mudar de ideia, triste é não ter ideia para mudar. E essa frase nos fazer pensar o seguinte, mudar de ideia não é o problema, principalmente quando percebemos que algo está errado.

Se o caminho que você está seguindo não está sendo o melhor, você precisa repensá-lo, assim como você deve mudar os seus propósitos quando eles não estão alinhados aos seus valores. Ou seja, é pensando em uma outra opinião que você pode descobrir que há um jeito, um caminho, um propósito melhor do que você tem tido de ideia.

Mudar de opinião não é o problema, mas sim insistir naquilo apenas por vaidade ou orgulho mesmo sabendo que o que tem feito não está funcionando, e para não ficar feio nem chato, você continua pensando e fazendo tudo igual.

Isso também não significa que você deve ficar mudando de ideia toda hora, pois  tem coisas que quando queremos de verdade, mesmo que outras pessoas digam o contrário, você tem que persistir. Porém quando você mesmo percebe que aquilo não vai funcionar ou que aquele pensamento não é o mais certo, é claro que você tem que mudar de opinião!

O que não pode também é mudar de opinião apenas para agradar os outros, apenas de maneira política para não ficar mal com o ambiente. Não prefira pensar de outra forma, mesmo que no fundo você não concorde, só para se dar bem com os outros, porque isso acaba corrompendo os seus valores.

Mas se você reconhece que seus valores não estão sendo afetados, que seu propósitos continuam de maneira forte e alinhada e ainda assim o seu pensamento e o seu jeito estão errados, por que não mudar de opinião? Pense bem, mudar de opinião faz bem!

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu

Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando