fbpx

Blog

Motivação! Desafie-se para as mudanças

Motivação é um dos temas mais buscados no ambiente corporativo, seja pelos gestores, seja pelos colaboradores. Mas já parou para pensar que essa palavra está muito ligada a palavra MUDANÇA?

Você já deve ter ouvido alguém dizer que ninguém motiva ninguém e que a motivação é algo intrínseco do ser humano. E isso é verdade! Mas também precisamos considerar outro ponto: Geralmente, quando você busca a motivação é para conduzir alguma mudança na qual terá de enfrentar alguns desafios, sejam eles simples ou complexos, na profissão ou na vida pessoal.

Se você está em busca de motivação para mudanças, leia este texto até o fim. Aqui você vai saber mais sobre:

  • A velocidade das mudanças
  • Por que muitas pessoas não mudam
  • Enfrentando os desafios
  • Como me motivar para Desafios e Mudanças

Vamos lá!

A velocidade das mudanças

Para Peter Drucker “a velocidade das mudanças e das descobertas ultrapassa nossa capacidade de nos mantermos atualizados”.

Se antigamente as soluções eram consistentes o suficiente para serem duradouras, hoje em dia tudo muda muito rápido, então é preciso se reinventar a todo o momento com foco no resultado.

O que antes dava certo, hoje, nem sempre, funciona mais. Por isso os profissionais devem buscar novas formas de lidar com as mudanças de forma criativa e eficaz. Uma das percepções sobre as prováveis causas de tantos problemas de não adaptação das empresas as novas demandas e oportunidades é a insistência em fórmulas que resultaram em sucesso por um tempo, mas que já não proporcionam os mesmos efeitos.

Não tem como desbravar novos territórios usando velhos mapas.

Os americanos usam uma abreviatura para explicar o mundo de hoje. Eles dizem que o mundo é VUCA (em inglês) ou VICA (em português), ou seja, volátil, incerto, complexo e ambíguo. E eles têm razão. O mundo muda em velocidade muito acelerada e com destino incerto, proporcionando várias respostas para uma mesma questão.

E essas mudanças aceleradas têm causado inúmeras disrupções nos modelos de sucesso, propondo as empresas e profissionais uma série de desafios e dificuldades, e, por outro lado, várias oportunidades e possibilidades.

Nesse mundo de incertezas, podemos ter apenas uma “certeza”: Quem faz sempre as mesmas coisas tem sempre resultados piores.

Por que muitas pessoas não mudam?

Pergunte a si mesmo se você precisa de mudanças. Agora pergunte sobre o que você está fazendo para mudar.

Motivar-se para as mudanças parece ser uma tarefa fácil, mas não é. Isso porque tudo que é novo é incerto e talvez não dê segurança o suficiente para agir em uma direção contrária ao habitual, mas há uma regra básica que você deve ter em mente: Nada muda se você não mudar. Ou seja, a real mudança precisa partir de sua ação.

No processo de mudança há 2 condições: ou você é vítima ou agente dela.

Mas, afinal de contas, por que muitas pessoas não mudam? Podemos responder a essas perguntas a partir de 3 razões:

– Elas não perceberam que tudo mudou;

– Estão presas ao passado;

– Ou por insegurança.

Enfrentando os desafios

A palavra desafio vem do latim e pode ter várias definições. Uma delas é “afastar daquilo que confiamos ou que estamos acostumados”. Outra possibilidade é algo parecido com “não se acomodar apenas naquilo que todos acreditam”, ou seja, “desacreditar das certezas”. Como exemplo, podemos dizer que Santos Dumont desafiou a gravidade, pois até então todos acreditam que, por causa dela, era impossível voar. Ele “desacreditou” e por isso revolucionou o mundo.

Questionar os padrões de pensamento e os paradigmas tradicionais pode ser um desafio, mas é justamente o que pode gerar novas possibilidades de solução de problemas e de busca de oportunidades.

Pode-se dizer, então, que desafio é algo muito positivo, pois proporciona o crescimento e a evolução. E mais, enfrentar os desafios significa tornar possível seus objetivos e fazer com que todos acreditem em seu potencial, pois, como já diziam os ingleses em seu velho provérbio: “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”.

Como me motivar para Desafios e Mudanças?

Motivação, como já foi fortemente ensinado e propagado, nada mais é que você ter um motivo para a ação. Quando este motivo existe e está fortemente enraizado em você, nada é capaz de te deter. Pense em grandes nomes que têm sua admiração. Essas pessoas tiveram tantos motivos para agir que é como se não houvesse outra escolha se não seguir em frente.

Mas como ter motivação para os desafios e mudanças? Temos algumas sugestões:

– Tenha um propósito

Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, escreveu: “Quem tem um porquê viver, supera o como viver”. Assim, as razões precisam vir antes das ações. O líder, antes de determinar as tarefas, deve dedicar tempo para mobilizar pelos motivos. A empresa deve inspirar as pessoas por uma causa, e não apenas convencê-las a comprar seus produtos. E nós? Devemos ter a clareza dos nossos propósitos. Pense cuidadosamente nos seus objetivos. Muitas pessoas passam a vida inteira perseguindo uma meta sem sentido, insatisfatória ou destrutiva, ou então vivem sem saber o que querem e por que querem, apenas sobrevivendo ou reagindo as condições e situações.

– Tenha velocidade planejada

Parafraseando o grande treinador de basquetebol americano John Wooden: “Seja rápido, mas sem pressa”. Em um mundo de adaptabilidade, devemos ser ágeis e flexíveis, mas não podemos simplesmente acelerar as coisas sem planejamento e direção. Ser rápido é diferente de ser apressado. Planeje e defina claramente suas razões para depois trilhar com qualidade o caminho que desenhou. Mas atenção: Não acomode! Muitos planejam por muito tempo e demoram para agir e perdem as oportunidades do momento. Então, planeje e identifique os caminhos e, após isso, coloque em prática o mais rápido possível.

– Não seja mais ou menos

Muitas pessoas são acomodadas porque não foram incomodadas. Se você tem algo que te incomoda e quer mudar, então dedique-se com entusiasmo. Pessoas “mais ou menos” são aquelas que se economizam e fazem pela metade ou sem engajamento. Ao definir um propósito importante e tendo planejado os possíveis caminhos e possibilidades de ação, mergulhe de cabeça.

– Tenha pessoas do seu lado

O mundo é relacional! Os melhores resultados acontecem como fruto da sinergia entre pessoas que cooperam e o ambiente agradável se constrói com pessoas que se respeitam. Os maiores obstáculos são derrubamos com várias mãos e o relacionamento positivo impulsiona os melhores sentimentos e desvenda as melhores pessoas. Mas por que tal princípio, tão simples, ainda parece ser tão difícil para tantas pessoas? Creio que a resposta tem a ver com a vaidade, a intolerância e o julgamento a partir das próprias referências. Pessoas cheias de si mesmas e autossuficientes não conseguem se relacionar. Quem não respeita e menospreza também não.

– Tenha disciplina

Ser disciplinado é você mandar e você obedecer, sem a necessidade de alguém ficar vigiando e mandando. Mas saiba que é pouco provável que alguém consiga se transformar em um exemplo de disciplina em pouco tempo. Comece com metas mais simples e modestas. Quando estiver alcançando-as com alguma facilidade, exija mais de si. Proponha seu objetivo a você mesmo e não faça exceções. Quando fazemos exceções, elas se tornam novas regras.

– Faça escolhas

A vida é feita de escolhas, e cada uma delas traz consigo um conjunto de consequências e renúncias. Fazer escolhas, nesse caso, é ter foco. Pessoas que querem alcançar tudo, frequentemente alcançam pouco ou nada. Escolha o que realmente tem mais significado e que lhe proporcionará resultados mais adequados e foque sua energia, tempo e dedicação.

– Tenha coragem

Coragem significa “agir com o coração”. Por isso as pessoas corajosas não são aquelas que não tem medo, mas sim aquelas que, mesmo com medo, se inspiram em propósitos mais elevados e seguem em frente. Se você tem um objetivo que te apaixona e que faz sentido para sua vida, a coragem é o passo seguinte. Deixe o coração abrir o caminho.

– Acredite

Mesmo nos momentos desafiadores e nas situações que sentir que as coisas não estão acontecendo como deveriam, acredite em você e na sua capacidade de superar as adversidades. Quem desiste muitas vezes faz isso porque parou de acreditar em seu próprio poder de realização. Confie!

Considerações finais

Como diz Nietzsche, grande filósofo alemão: “Há momentos em que o homem precisa ser mais que um homem. Precisa ser um Super-Homem para combater seus inimigos. E esses inimigos estão em seu próprio interior: Ignorância, Arrogância, Preguiça e Medo”

É preciso ter um propósito para, então, conseguir superar tudo o que te impede de mudar e alcançar suas metas e ser feliz.

Você é um gestor que quer motivar sua equipe? Talvez o que você esteja precisando, na verdade, é mais do que motivação, é mudança! E lembre-se, ela começa com você.