Quando o assunto é abrir uma empresa, o empreendedor tem vários desafios. Para todos eles, sabemos que o sucesso dependerá do gestor através das suas habilidades como saber aproveitar as oportunidades, planejar o negócio, fazer uma boa gestão financeira, entre outras.
Sabemos que muitos empreendedores, em especial, os de pequenas empresas, trabalham sozinhos, atuando tanto na formulação das estratégias do negócio como na operação. Entretanto, alguns deles precisarão contar com a ajuda de outras pessoas que trabalharão em seus empreendimentos.
É nesse momento que o empreendedor precisará exercitar suas competências em selecionar, capacitar, orientar e conduzir as pessoas, atuando como um verdadeiro líder.
Nesse processo de liderança, sabemos que o empreendedor precisará conviver com grandes desafios, como por exemplo, o de conseguir alinhar a equipe ao seu sonho, introduzindo uma cultura organizacional e impulsionando a empresa juntamente com as pessoas.
Para uma boa gestão de pessoas em seus recém-inaugurados negócios, o empreendedor deverá seguir algumas importantes regras de liderança. Sabemos que o assunto não se resume aqui.
São tantas ações, que vou recomendar apenas algumas:
Escolha as pessoas alinhadas aos valores do negócio
Desde o processo de seleção das pessoas, o empreendedor deverá ter claro quais são os valores e princí¬pios que serão defendidos pela empresa. A partir do desenho desses valores, busque identificar nos potenciais candidatos quais são aqueles que se alinham a essa conduta e estejam dispostos a vivê-los genuinamente.
Inspire a visão
Um líder deve comunicar e incentivar as pessoas para buscarem um propósito em comum. Assim, ele deixa de ter subordinados e passa a ter seguidores. Inspirar as pessoas para realizarem conjuntamente um sonho, faz com que elas gostem de executar o que é necessário, sentindo-se realizadas com isso. Ajude as pessoas e vislumbrarem o futuro e enxergarem para que lado elas deverão ir.
Esclareça papéis
Os colaboradores devem saber exatamente o que se espera deles e cabe ao líder clarificar esses papéis. Além disso, é importante que as pessoas entendam como elas impactam nos resultados da empresa e que suas ações, por mais simples que possam parecer, geram grandes resultados. Elas devem criar a consciência sobre a grandeza de seus trabalhos.
Aculture as pessoas pela prática dos valores
Definidos os valores que serão perseguidos, não basta apenas comunicá-los a seus colaboradores. Todas as ações do empreendedor, bem como suas decisões, devem ser dirigidas pelos valores que ele quer ver difundido entre a equipe. Valorize e premie os colaboradores que se destacarem na prática desses princípios e avalie-os de acordo também com esses parâmetros.
Seja o exemplo
As atitudes do líder, como um verdadeiro exemplo, servirão de norte para o comportamento da equipe. Pratique os comportamentos que você deseja que os colaboradores também façam. É necessário se autopoliciar e avaliar se suas atitudes têm sido positivas e inspiradoras.
Atue para que o clima seja bom
Uma pequena empresa tem toda a oportunidade de gerar um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Incentive a colaboração entre as pessoas e atue fortemente nos conflitos interpessoais. Não deixe que a empresa perca um dos importantes fatores de retenção de talentos: o bom clima organizacional.
Desenvolva as pessoas
Em novos negócios, é comum os colaboradores não manterem um padrão de qualidade, por isso, é importante que o empreendedor as capacite para que mantenham um parâmetro de serviço adequado Outro desafio importante é desenvolver as pessoas para a autogestão, ou seja, que elas, com o passar do tempo, adquiriam a autonomia de conduzir o negócio sem a presença constante do gestor. Isso dá condições para que o empreendedor possa focar se papel em ações estratégicas, entre elas, expandir o negócio.
Incentive e abra espaço para as boas ideias
Um novo negócio, por mais que seja bem planejado, sempre começa com oportunidades de melhoria. Os colaboradores certamente poderão contribuir com boas ideias para que o negócio seja aprimorado e cresça. O empreendedor deve incentivar sua equipe para que, juntos, pensem nas melhorias e inovações.
Trabalhe a motivação dos colaboradores
O líder pode, e deve, influenciar no entusiasmo e engajamento de sua equipe. Isso vai além da remuneração. Reconhecer as boas contribuições individuais e celebrar as realizações do time são exemplos de que a ação do líder pode impactar na motivação das pessoas.
Marcelo de Elias é palestrante especialista em Gestão e Mudanças, professor de MBA e coautor do livro Ser Mais em Gestão de Pessoas.