fbpx

Blog

Líder inclusivo: a liderança que estimula a diversidade e a inclusão

Você já percebeu que os colaboradores das empresas se tornaram mais diversificados, multiculturais, multigeracionais e hiperconectados? Não temos dúvidas que as lideranças precisam aprender a navegar neste cenário complexo e estimulem a diversidade criando ambientes inclusivos.

Ambientes inclusivos geram maior desempenho, motivação, estimulam inovação e criatividade, aumentam a retenção e impactam positivamente o atendimento ao cliente.

A liderança inclusiva é necessária para maximizar a diversidade nas empresas, entretanto, devemos ressaltar que “diversidade” é muito mais que raça e gênero. Ela inclui nossos valores, preferências, crenças, históricos, experiências, comportamentos e atributos físicos, como etnia, cor, idade, sexo, altura e peso.

Líderes inclusivos reconhecem que o talento está em todas as formas e tamanhos, cores, etnias, personalidades e muito mais. A capacidade de liderar diante das diferenças é algo que devemos buscar desenvolver em nós e nos outros.

Entretanto, para muitas pessoas, tornar-se um líder inclusivo não é tão fácil, pois isso exige quebra de paradigmas, revisão do sistema de crenças, autoanálise crítica, autoconsciência e mente aberta.

A liderança inclusiva requer gestores que demonstrem humildade, reconhecem suas vulnerabilidades e entendem que vieses pessoais restringem o campo de visão e, consequentemente, reduzem a abertura aos pensamentos divergentes e à celebração das diferenças.

Um dos grandes vilões à inclusão é o que chamamos de “vieses inconscientes”. O psicólogo Daniel Kahneman, vencedor do Nobel de Economia, foi um dos estudiosos que contribuíram para o entendimento desse tema.

Em seu livro “Rápido e Devagar”, ele deixa claro que esse tipo de pensamento automático nos leva a raciocínios e decisões erradas. Os vieses inconscientes são tendências ou preconceitos de um indivíduo, tendo em vista seus julgamentos, pensamentos e ideias relacionados às experiências passadas ou visão pessoal de mundo.

No caso da diversidade, os vieses podem ser perigosos, porque são paradigmas baseados em estereótipos de raça, classe social, etnia, idade, gênero, orientação sexual e outros.

Essas crenças foram incorporadas sem que percebamos e elas influenciam nosso comportamento de forma espontânea. Sem que a gente perceba, elas afetam as nossas atitudes.

Você percebe que, quando assunto é inclusão, pode ser que a gente carregue um monte de preconceitos sem saber o motivo?

Quando pensamos que: “mulher não serve para certo tipo de trabalho” ou, “para fazer isso tem que ser jovem” ou ainda “para dar certo tem que ser uma pessoa alta e magra” estamos usando referências internas que, na absoluta maioria das vezes, não fazem sentido, apesar se sempre buscarmos explicações racionais para justificar esses preconceitos.

Líderes inclusivos têm mentalidade aberta e gostam de outras perspectivas para minimizar pontos cegos e melhorar as decisões, além de comportar-se de maneira respeitosa, ouvindo ativamente os outros e evitando julgamentos.

Para ser um líder inclusivo, o primeiro passo é parar de negar os preconceitos e admitir que eles existem. Só assim será possível identificar nossas atitudes enviesadas e agir para evitá-las.

Quer desenvolver a liderança inclusiva? Então comece abraçando a diversidade e buscando pessoas diferentes para seus projetos e equipes.

Cuidado com as crenças limitantes que estão atrapalhando seu relacionamento com as outras pessoas e evite criticar as opiniões diferentes. Afinal, é o pensamento diferente que gera as inovações e uma visão mais completa sobre as oportunidades, os problemas e as soluções.

MARCELO DE ELIAS é mestre em inovação e design com MBAs em Estratégia, Gestão de Pessoas, formação internacional em gestão da mudança em tempos desafiadores e pós-graduado em neurociências. Conteudista especialista em protagonismo e gestão de mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança. Pioneiro no assunto “Inner Skills” no Brasil.

Se deseja saber mais sobre INNER SKILLS acesse: www.innerskills.com.br

Quer saber mais sobre MARCELO DE ELIAS e como ele pode ajudar a sua empresa nos desafios relacionados às mudanças, inovações, liderança e protagonismo pessoal, clique aqui

Conheça também o portal da Universidade da Mudança

Se quiser saber mais sobre o que fazemos, conheça nosso media-kit

Se desejar um orçamento sem compromisso ou entender mais sobre nossos trabalhos e em que podemos ajudar sua organização, entre em contato com nossa equipe por aqui