Você já percebeu que muitas pessoas tentaram desenvolver várias competências e nem sempre conseguiram praticá-las? Tive contato com profissionais assim.
Certa vez, prestando serviços para uma empresa, fui apresentado a um profissional da área financeira que era um grande conhecedor de ferramentas e legislações da sua área. Além disso, ele era muito bem qualificado com cursos bastante valorizados e com formação em uma ótima universidade.
Entretanto, o rapaz tinha enormes dificuldades em relacionamento interpessoal e autocontrole emocional. Essas duas habilidades são exemplos das chamadas Soft Skills, ou habilidades sociocomportamentais.
Para minimizar as dificuldades, o chefe dele conseguiu um patrocínio da empresa para que participasse de um treinamento que ensinava várias coisas sobre trabalho em time, comunicação, inteligência emocional, entre outros temas relevantes para o aperfeiçoamento daquele profissional.
Sabemos que para muitas pessoas isso é suficiente para despertar novas atitudes, mas, para tantos outros, parece que tais programas não surtem os resultados esperados. Foi o caso dele.
A performance desse profissional continuou limitada e, por muitas vezes, a permanência dele na organização gerava problemas na equipe, no clima organizacional, na relação com a liderança e até mesmo com o cliente. O final da história dele na empresa não foi bom. Ele foi demitido.
Anos depois, em um evento em que fui palestrar, reencontrei esse profissional. Conversando com ele, percebi que parecia bastante diferente e um tanto quanto feliz.
Ele me disse que trabalhava em outra empresa e que estava crescendo na carreira. Fiquei curioso para saber mais sobre sua trajetória profissional e ele me deu a chave do que fez essa mudança acontecer.
Depois de perder o emprego ele manifestou alguns problemas emocionais que demandaram sessões de terapia com um psicólogo. Para ele foi difícil lidar com o sentimento de rejeição e de perda. Ele me disse que a terapia o ajudou a ter mais autoconhecimento e avaliar suas crenças sobre a vida e sobre como ele interagia com as pessoas.
Daí em diante ele mudou bastante, o que fez com que ele melhorasse seus relacionamentos e sua maturidade emocional. As habilidades deficitárias para seu desempenho foram impulsionadas com essa busca de desenvolvimento interior.
Percebe que ele só desenvolveu suas habilidades sociais depois que desenvolveu algumas habilidades intrapessoais?
As Inner Skills servem de alicerce para outras habilidades, pois quando estamos bem com nós mesmos, conseguimos lidar melhor com o outro e com as situações que acontecem ao nosso redor. Eu não tenho dúvidas de que as principais habilidades desejadas nos profissionais serão mais bem desempenhadas se, antes, forem desenvolvidas algumas condições interiores.
Durante bastante tempo eu pesquisei definições interessantes para as Inner Skills e não encontrei, então, decidi criar uma que eu compartilho com você:
“As Inner Skills são habilidades que servem como vetores de potencialização para outras habilidades e que dependem intrinsecamente de cada pessoa. Elas podem interagir com o ambiente exterior e com outros indivíduos, mas, em última instância, não dependem desses fatores para sua existência. Relacionam-se com a maneira que interpretamos, atuamos e administramos os nossos eventos internos a partir da consciência, propósito e visão”. Marcelo de Elias, 2021.
Não é difícil deduzir que as habilidades intrapessoais servem de base e de motor para várias outras habilidades por meio da espiritualidade, interioridade, propósito, inspiração, autoconhecimento e consciência. Envolve compreender e gerir aspectos altamente íntimos para desenvolver novas habilidades, valores pessoais e virtudes que resultarão em competências mais aprimoradas.
Em resumo, estamos falando sobre “ser uma pessoa melhor” e, pessoas melhores, são profissionais melhores.
MARCELO DE ELIAS é mestre em inovação e design com MBAs em Estratégia, Gestão de Pessoas, formação internacional em gestão da mudança em tempos desafiadores e pós-graduado em neurociências. Conteudista especialista em protagonismo e gestão de mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança. Pioneiro no assunto “Inner Skills” no Brasil.
Se deseja saber mais sobre INNER SKILLS acesse: www.innerskills.com.br
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