fbpx

Blog

Impérios Interiores: como desenvolver as Inner Skills em você?

Em um mundo cada vez mais exigente, as habilidades internas são a chave para alcançar equilíbrio em nossas vidas e sucesso em nossas carreiras e negócios. No entanto, muitas vezes, as priorizamos menos do que as demais habilidades, como o conhecimento técnico (Hard Skills) ou habilidades sociais e comportamentais (Soft Skills).

Inner Skills é o termo utilizado para descrever as habilidades internas que moldam o nosso caráter, essência e mentalidades e nos permitem alcançar o máximo potencial.

Não encontrei na literatura alguma explicação que fosse direta ao ponto, então, para ajudar você a definir as Inner Skills, gosto de conceituá-las da seguinte forma:

“As Inner Skills são habilidades que servem como vetores de potencialização para outras habilidades e que dependem intrinsecamente de cada pessoa. Elas podem interagir com o ambiente exterior e com outros indivíduos, mas, em última instância, não dependem desses fatores para sua existência. Relacionam-se com a maneira que interpretamos, atuamos e administramos os nossos eventos internos a partir da consciência, propósito e visão” –  Marcelo de Elias, 2021.

Esse tema é bastante novo e praticamente pouca coisa foi produzida no mundo sobre isso. Entretanto, o assunto vem ganhando força entre as empresas porque elas estão percebendo que o complexo cenário atual vem exigindo outra forma de ver os colaboradores e suas competências.

Problemas relacionados à saúde mental, falta de engajamento, burnout, ansiedade, falta de foco e constantes dificuldades emocionais são crescentes na realidade organizacional e, por isso, eu entendo que as Inner Skills serão as habilidades mais importantes para os profissionais em breve.

Eu comecei a falar desse assunto em 2019 e, em 2020, publiquei meu primeiro artigo sobre as habilidades internas. Nessa época existiam apenas alguns poucos materiais internacionais.

Fazendo uma procura bem ampla em bases de pesquisas, tenho a alegria de afirmar que sou o pioneiro desse a assunto no Brasil. Atualmente, além de mim, alguns excelentes escritores e profissionais do país também tem dedicado atenção na produção de conteúdo sobre elas.

Uma pergunta que frequentemente eu escuto é: “como eu desenvolvo as minhas Inner Skills?”

Um possível caminho para aprimorar suas Inner Skills é dar foco e energia no desenvolvimento de seus “Impérios Interiores”.

Os 4 Impérios Interiores são uma teoria desenvolvida pelo escritor Robin Sharma, o mesmo que cunhou o já comentado termo “Quiet Quitting”.

Robin Sharma é um escritor e palestrante conhecido por seus livros sobre liderança e desenvolvimento pessoal. Ele é o autor do best-seller que a aborda a ideia dos Impérios Interiores, o livro “O Clube das 5 da Manhã”.

Nele, Sharma apresenta a ideia de que as pessoas têm quatro impérios interiores: físico, mental, emocional e espiritual. Ele argumenta que, para atingir o sucesso e a felicidade, é necessário equilibrar e fortalecer esses impérios, a fim de viver uma vida plena e satisfatória.

Esses são os 4 impérios interiores e seus nomes originais em inglês. Vamos detalhar sobre eles:

❤️ Heart Set – Império Emocional

Este aspecto tem a ver com nosso bem-estar emocional, incluindo nossa capacidade de lidar com as emoções, mantendo uma atitude positiva e encontrando significado e propósito na vida.

Por exemplo, uma pessoa com um Império Emocional forte seria capaz de lidar de forma saudável com as frustrações, mantendo um bom humor mesmo em momentos de stress.

🙌 Soul Set – Império Espiritual

Se refere à nossa conexão com o mundo mais amplo e à nossa capacidade de encontrar significado e propósito na vida. Isso pode incluir práticas religiosas ou espirituais, mas também pode ser uma conexão mais profunda com a natureza, com outras pessoas ou com um propósito maior.

Um exemplo de Império Espiritual forte seria uma pessoa que tem uma prática de meditação diária e que frequentemente se volta para a espiritualidade como fonte de força e significado.

🏃🏻♂️ Health Set – Império Físico

Este aspecto se refere à nossa saúde e bem-estar físico. Isso inclui uma alimentação saudável, exercício regular e uma boa noite de sono.

Por exemplo, uma pessoa com um Império Físico forte teria hábitos alimentares saudáveis, faria exercícios regularmente e teria uma rotina de sono consistente.

🧠 Mind Set – Império Intelectual

Relaciona-se à nossa capacidade de aprender e desenvolver nossa inteligência e habilidades. Isso pode incluir a educação formal, mas também pode incluir atividades como a leitura, o estudo autônomo e a participação em projetos que desafiam nossa mente

Por exemplo, uma pessoa com um Império Intelectual forte teria uma vida de aprendizado contínuo, buscando novos conhecimentos e habilidades através de diversas fontes.

Imagem: Os 4 Impérios Interiores de Robin Sharma

De acordo com Sharma, “alcançar um equilíbrio saudável entre esses 4 aspectos é essencial para a felicidade e o sucesso a longo prazo”, mas, não é difícil perceber que, ao desenvolvê-los, também estaremos potencializando nossas Inner Skills, pois ajuda as pessoas a desenvolverem essas habilidades.

Além disso, deixo mais algumas ideias para contribuir com o desenvolvimento autônomo de suas  habilidades interiores:

Qual a sua missão?

Pergunte a si mesmo o porquê você existe e encontre sua resposta. Quando conclui qual é o seu propósito no mundo, você consegue ter mais clareza sobre as habilidades interpessoais que já tem e outras que terá que desenvolver para cumprir sua missão.

Abertura ao feedback

Quando está aberto legitimamente a entender o que o outro tem a dizer sobre você, fica mais fácil perceber o que precisa desenvolver em si. É preciso fazer isso sem armaduras ou barreiras. Você perceberá que o que precisará ser desenvolvido provavelmente será uma Inner Skill.

Cuidado com o passado

Muitas vezes não desenvolvemos habilidades interiores porque nos resguardamos por conta de situações do passado que não foram positivas. Assim, passamos a nos preservar mais, evitando relacionar-se com os outros e autoperceber o pleno potencial. O seu passado é uma referência muito importante para desenvolver suas Inner Skills, mas cuidado para que ele não o limite de tentar novas abordagens por medo, insegurança e apego às velhas certezas.

Meditação e mindfulness

Praticar meditação e outras atividades de mindfulness trazem muito mais consciência física, corporal, mental e espiritual. Acredito que esse é um ótimo caminho para você colocar-se em sua própria presença e conseguir mais concentração para o seu dia a dia, além de mais consciência, autoconsciência e percepção das oportunidades.

Seja seu melhor amigo

Isso vai além de ter autoestima ou valorizar suas potencialidades. Os amigos de verdade te elogiam e incentivam, mas também cobram e fiscalizam. Aprenda a ouvir a sua voz interior! Saiba corrigir-se e fiscalizar-se. Quer uma dica? Faça sempre um exame de consciência antes de dormir, assim você saberá onde precisa evoluir. E, claro, não deixe de celebrar suas conquistas.

As Inner Skills são a chave para o sucesso verdadeiro e duradouro em nossas vidas, carreiras e empreendimento. Elas nos permitem controlar nossas emoções, conduzir nossos pensamentos e atenção, alcançar nossos objetivos, construir relacionamentos saudáveis e encontrar a felicidade interna.

Não há limite para o que podemos alcançar quando investimos em nós mesmos, desenvolvendo nossas habilidades interiores. Sejamos fortes, corajosos e determinados em nossa jornada. Deixemos de lado o medo e a insegurança, e confiemos em nossas Inner Skills para nos guiar ao longo do caminho.

Sejamos verdadeiramente nós mesmos e alcancemos nossos sonhos. Vamos construir um futuro melhor, começando por dentro.

Marcelo de Elias em palestra para a Neoenergia. Crédito da imagem: Equipe de fotografia do evento

MARCELO DE ELIAS é mestre em inovação e design com MBAs em Estratégia, Gestão de Pessoas, formação internacional em gestão da mudança em tempos desafiadores e pós-graduado em neurociências. Conteudista especialista em liderança, protagonismo e gestão de mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança. Pioneiro no assunto “Inner Skills” no Brasil.

Atende grandes clientes como GPA/ Pão de Açúcar, Cobasi, Leroy Merlin, SBT, Marisa, Carrefour, MSD/Merck, Elanco, Kawasaki, GM, Fiat, Raízen/Shell, DHL, Caixa, Bradesco, Unilever, Bettanin/InBetta, Sebrae, SESC, Sabesp, Banco da Amazônia, Justiça Federal, Ministério Público, INPE, entre outros de diversos segmentos.

Suas palestras têm o diferencial do “conteúdo com leveza”, onde o professor apresenta conteúdos altamente atualizados e inovadores, mas sempre com uma linguagem acessível para todos os públicos, dosando informações, inspirações, ideias, bom humor e boas histórias. Através de mensurações na metodologia NPS junto aos contratantes, o índice de recomendação é de 100%.

As palestras não são “produtos de prateleira”, mas sim, projetos 100% personalizados e customizados para cada realidade, considerando as necessidades a serem atendidas, a cultura do cliente e o perfil do público.

Quer saber mais sobre MARCELO DE ELIAS e como ele pode ajudar a sua empresa nos desafios relacionados às mudanças, inovações, liderança e protagonismo pessoal, clique aqui.

Se quiser saber mais sobre o que fazemos, conheça nosso media-kit.

Se desejar um orçamento sem compromisso ou entender mais sobre nossos trabalhos e em que podemos ajudar sua organização, entre em contato com nossa equipe por aqui.

Fonte da imagem: CANVA


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home/u369468197/domains/marcelodeelias.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133