Blog

Fé, religião e espiritualidade são as mesmas coisas?

Existe uma diferença crucial entre fé e religião. Pois são coisas bastante diferentes. Mas então, o que é ter religião? O que é ter fé? Podemos até colocar mais uma questão, o que é ter espiritualidade?

Ter religião é você ter uma prática doutrinária com dogmas, ritos e etc. Religião vem da palavra religare (do latim), que significa ligar-se ou aproximar-se novamente daquilo que é sagrado ou de Deus. Ela é muito importante!

Só que além de ter religião, é importante ter fé. Ou seja, acreditar realmente que isso faz diferença e que tem valor significativo para a vida.

E outra coisa importante é ter espiritualidade, que significa viver algo transcendente, um vida digna de valores, princípios, de escolhas que constroem situações cada vez melhores para você, para as pessoas e para o mundo, deixando um legado.

Então, é muito importante que saibamos diferenciar essas três coisas. Porque tem gente que tem religião e não tem fé e nem espiritualidade. Enquanto também tem gente que tem espiritualidade e fé, mas não tem religião.

Bom, o importante, na verdade, é que a religião possa te ajudar a construir um caminho de espiritualidade e de. Se de fato, você usar a sua religiosidade para conseguir ter resultados importantes na sua vida e deixar um legado, fazendo a diferença, assim valeu muito a pena.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu

Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando