Blog

Essencialismo: o que realmente vale a pena?

O essencial é um juízo particular, cada um sabe o que é essencial para si. Mas você já parou para pensar profundamente sobre isso?

Pergunto isso a você, porque tem gente que gasta muito dinheiro, por exemplo, com coisas que não são essenciais e que de nem longe valem a pena, e pensa que o essencial está ligado apenas às coisas materiais.

Como eu disse, saber o que é essencial é opinião particular, mas entender só de essencialismo no quesito dinheiro é até menos complicado, pois acredito que você consegue mais “facilmente” identificar quando gastou dinheiro com algo que não agregou em nada, algo supérfluo ou que só está investindo em algo para ter status.

Essencialismo pode ser visto também a partir do ponto de vista de onde você está depositando a sua energia, gastando seu tempo. Ou seja, será que a sua energia e seu tempo estão orientados para o que é essencial e para aquilo que é seu objetivo de fato? Será que você não está gastando sua energia com alguém que não vale a pena? Será que você não está perdendo tempo gastando tempo com um curso que não vai te agregar nada?… São tantas as situações onde podemos desperdiçar tempo, energia e até dinheiro sem necessidade.

Mas deveríamos dedicar mais desses recursos ao que, de fato, faz sentido para os nosso princípios, para nossa missão de vida e metas pessoais. Vale a pena pensar nisso e focar no que é essencial. Ou seja, não desperdice seu tempo, energia e dinheiro por medo de falar não, nem para ter status e apenas para parecer ter uma vida boa.

Então, tenha uma vida boa vivendo o que é essencial. Porque uma vida essencial é que trará significado para você e te mostrará que vale a pena viver.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem a disposição do seu evento, basta entrar nesse link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu

Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando