Blog

Coragem é agir com o coração

Coragem é agir com o coração

É muito interessante estudar as origens das palavras, ou seja, a etimologia. E a palavra coragem chama muito a minha atenção.

De uma maneira simplificada – apesar da origem da palavra não ser tão simples assim – coragem significa, de certa forma, agir com o coração, e isso pode ser um grande aprendizado para nós.

Então, ser corajoso é agir com algo que faz sentido para você, que tenha um propósito maior, mas sem agir com a emoção, porque isso significaria que você não está raciocinando direito. Por outro lado também, pare para pensar se você tivesse que ter certeza de tudo para fazer a suas escolhas você não precisaria de coragem, bastaria fazer. Ou seja, também não se baseia simplesmente na razão.

A coragem é quando você toma uma decisão, mesmo sem certeza daquilo dar certo, porém você acredita tanto e tem tanto significado para você, que pareça ser boa e que valerá a pena. Ou seja, ela exige uma atitude baseada no propósito, nos valores e no legado que você tem… Isso tudo é agir com o coração.

Então, preste atenção nas suas escolhas. Elas têm sido baseadas na sua certeza e razão das coisas? Ou tem sido na emoção ou calor do momento? Se sim, cuidado! Pois, neste mundo cheio de mudanças, não tem como ter certeza de nada e as nossas emoções podem mudar muito também. 

Dessa forma, mesmo que seja difícil entender e agir assim, grandes escolhas serão feitas a sua vida, baseadas principalmente no coração.

 

Se você quer saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança, e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Menu