Blog

Como trocar o emprego pelo empreendedorismo

Como trocar o emprego pelo empreendedorismo

O conteúdo deste artigo foi desenvolvido a partir do Hangout especial dos Protagonistas com participação especial de Marcelo de Elias. Confira!

Hoje vemos que muitas pessoas insatisfeitas com seu emprego, um dos motivos é serem obrigadas a fazer aquilo que não concordam e seus valores não serem compatíveis com o da empresa. Outro motivo é pelo fato de quererem buscar mais qualidade de vida e serem donos do seu próprio horário. Essa é uma vantagem de empreender, que mesmo com a carga horária podendo ser maior, ter a possibilidade de fazer a sua própria programação. Paola Tucunduva, Marcelo de Elias e Marcelo Pimenta a partir de suas experiências como executivos e empreendedores trazem algumas dicas para pessoas que querem mudar de carreira e investir no seu próprio negócio.

Empreender não é a única forma de ter uma carreira satisfatória, é possível se sentir realizado dentro de uma empresa, a partir do momento que você sente que ali sua missão de vida é atendida e que seus propósitos condizem com os da empresa. Mas, se você sente que o seu trabalho está ferindo o seu propósito e está te fazendo abrir mão dos seus valores é um sinal de que é preciso mudar o caminho, partindo para uma outra empresa onde o seu propósito pessoal e profissional possa se complementar ou investindo na carreira de empreendedor.

A maior parte das pessoas iniciam seu empreendimento ainda trabalhando em uma empresa, essa é a melhor forma de fazer uma boa transição de carreira sem correr tantos riscos. Para te ajudar nesse processo os mentores dos Protagonistas e o convidado Marcelo de Elias trazem algumas dicas.

Como fazer a transição de carreira para começar seu negócio

 

1. Encontre uma necessidade a ser atendida que seja relacionada ao seu propósito:

Quando você tem o seu propósito atendido, você tem a sua primeira motivação, e a melhor motivação é saber que está fazendo a diferença. Busque através do seu propósito encontrar as necessidade do mercado e das pessoas que você gostaria de atender.

 

2. Se especialize em algo:

É melhor ser o primeiro em um nicho do que medíocre em uma massa. Procure um nicho para trabalhar e se especialize nele, pode ser que você não atinja um público grande, mas sempre será lembrado como o melhor naquilo que você faz.

E-book Mapa do Protagonista de Sucesso

3. Construa modelos de negócio:

Crie vários modelos para o seu negócio e escolha o que acredita que será o melhor para começar a investir. A partir dele você poderá analisar os feedbacks e aprimorar o seu serviço.

 

4. Tenha um planejamento financeiro:

Saiba o quanto você precisa para investir e procure ter uma reserva financeira para sustentar o seu negócio, invista também em novos cursos, marketing e em ferramentas que possam contribuir para o crescimento do seu negócio.

 

Com esses passos é possível fazer uma transição de carreira sem trauma e aos poucos descobrir se é realmente o que você gostaria de fazer e qual o momento certo de sair do emprego tradicional para se dedicar totalmente ao seu empreendimento.

Confira aqui esse conteúdo no Hangout feito entre os Protagonistas e Marcelo de Elias!

Acesso o site sejaumprotagonista.com.br e veja como fazer parte do Clube de Aceleração dos Protagonistas!

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu

Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando