Tem um jeito de transformar mudanças em oportunidades? Claro que sim! Mas como?
A resposta é muito simples, basta ver a mudança como algo que vem para te impulsionar e não para você “brigar” com ela. Pois a gente percebe ao longo do tempo que o problema da mudança não está na mudança em si nem nos seus impactos, mas sim na resistência à ela.
Por exemplo, é muito comum as pessoas, em momentos de mudanças em uma empresa, quando vem uma nova política, diretoria, ideia, fusão ou aquisição, serem resistentes às mudanças. Então é a resistência que atrapalha a mudança, pois como eu sempre digo, “resistir à mudança é como segurar um rio com as mãos”.
Também numa metáfora muito simples, eu gosto de usar dois exemplos para explicar esse pensamento:
1 – Esteira de academia: esta é aquela em que você sempre tem que correr mais do que ela, se não você é jogado para trás.
2 – Esteira de aeroporto: onde vocês sobe nela e a deixa levá-lo para frente (tipo uma escada rolante, porém não tem degraus)
Olhando para esses dois exemplos acima e fazendo uma analogia, eu te digo que devemos ter a atitude de usar a mudança como a esteira do aeroporto e não como a esteira da academia. Porque se você ficar brigando contra a mudança, ficar reagindo contra ela, você vai correr, correr, correr e vai continuar no mesmo lugar, sem contar no risco de ser lançado e deixado para trás.
Então, é o seguinte, pegue a mudança como uma oportunidade de ir para a frente. Se pergunte, o que está mudando no mundo, na tecnologia, na região, no mercado, no cliente e etc? E no que eu posso “pegar carona” para me antecipar e até mudar antes ou junto?
Dessa forma você consegue transformar a mudança em oportunidade, ao invés de transformá-la em barreira ou dificuldade para fazer a diferença e melhorar.
Para entender mais sobre mudanças e o mundo VUCA, baixe o E-book “As Novas Competências Essenciais para o Mundo VUCA“.
E se você quer saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança, e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.