fbpx

Blog

Como o líder que escuta o a equipe gera mais inovação? LIDERANÇA, EMPATIA E ENGAJAMENTO PARA INOVAR

“A caixinha de sugestões deveria ser o ouvido do líder”.

É assim que o palestrante especialista em protagonismo para mudanças, prof. Marcelo de Elias, inicia esse trecho onde ele apresenta como que o líder pode engajar a equipe para sugerirem ideias e pensarem em inovações.

No mercado competitivo em que vivemos, inovar não é mais uma vantagem competitiva, mas sim, uma necessidade de sobrevivência.

“Inovar é contestar o que está sendo feito e propor melhorias e novidades”. Sendo assim, cabe à empresa e seus líderes incentivarem a participação das pessoas para solucionarem problemas ou identificarem as boas oportunidades.

O engajamento da equipe em um ambiente de colaboração e abertura é muito maior e gera mais resultados. Entre tantas outras atitudes também necessárias, Marcelo destaca a importância de a liderança ouvir com empatia seus colaboradores.

O colaborador que é ouvido e respeitado se torna mais engajado e tem maior disposição para fornecer excelentes insights e visões para inovação. Daí a necessidade de escutar com a intenção de compreender, e não apenas de responder. Essa conduta respeita e valoriza o outro.

A escuta empática, que também é conhecida como escuta ativa ou escuta reflexiva, propõe que o líder considere, sem julgamentos e vieses cognitivos, a opinião ou ideia da outra parte. Dessa forma é possível dar mais apoio e encorajamento, evitando críticas e avaliações.

Assista esse trecho da palestra LIDERANDO INOVAÇÕES COM A DIVERSIDADES de Marcelo de Elias.

Se quiser saber mais sobre essa palestra ou outras, conheça nosso portfólio: https://marcelodeelias.com.br/portfolio/

Se quiser um orçamento sem compromisso ou entender mais sobre nossos trabalhos e em que podemos ajudar sua organização, entre em contato com nossa equipe por aqui: https://marcelodeelias.com.br/contato/