Você deve perceber que as mudanças aceleradas e intensas vêm apresentando grandes desafios aos líderes, mas, também, várias oportunidades e possibilidades, não é mesmo?
Nesse mundo tão dinâmico, não tem como fazer tudo do jeito que sempre fizemos e, por isso, questionar alguns padrões de pensamento é justamente o que pode gerar inovações.
Para isso, vale a pena refletir que existem duas habilidades que são importantes para os líderes e que se complementam, mas são diferentes entre si.
Uma delas é a criatividade. Ser criativo significa ser capaz de pensar diferente, de inventar novas possibilidade e novas soluções. É pensar fora caixa e imaginar situações e ideias diferentes das tradicionais.
Inovação vai além. Ser inovador é você colocar em prática, ou seja, empreender as boas ideias e transformá-las em algo que realmente faz a diferença. A inovação tem como ingrediente principal a criatividade, mas, pense bem:
… de que adianta pensar em coisas criativas e não as colocá-las em prática? A inovação é a criatividade aplicada.
Entendeu a diferença? Mas por que a inovação é importante para nossa empresa e para os líderes? A inovação é o que pode gerar novas possibilidades de solução de problemas e de busca de novas oportunidades. Pensar e agir diferente realmente faz a diferença!
Mas tem um erro que muita gente comete. Vários líderes pensam que inovação tem a ver com grandes invenções ou tecnologias. Não é! O que mais faz a diferença é a atitude inovadora.
O que é importante para os líderes e para as equipes é ter essa postura de descobrir, criar e fazer acontecer algo diferente e melhor! Como eu disse, a inovação é uma competência, uma habilidade que precisamos ter para sermos líderes que geram bons resultados.
Isso significa que você não precisa ser o gênio que vai inventar uma nova tecnologia para o mundo, mas pode ser alguém que cria e empreende outras formas de fazer o que já é feito aí dentro da sua empresa.
Pode ser um jeito novo para ser mais rápido, mais econômico, mais produtivo, com mais qualidade na entrega ou com mais qualidade de vida e satisfação dos clientes e das equipes.
Talvez você possa me perguntar: tem um bom momento para inovar e mudar? Eu respondo que sim! O melhor momento para inovar é quando as mudanças ainda não são totalmente necessárias. Muitas mudanças, quando as desenvolvemos, podem estar atrasadas e não farão tanta diferença. Isso quer dizer que é importante termos uma visão de futuro e enxergar além.
Eu chamo isso de “adaptabilidade proativa”, ou seja, a capacidade de mudar em função do que vem pela frente. Vale a pena você dedicar um tempo para trocar ideias com clientes e outros colegas, procurar informar-se sobre as mudanças no mercado e na própria empresa e estudar sobre o futuro e sobre as novas necessidades.
Assim você será capaz de antecipar-se e gerar mudanças e inovações antes delas serem totalmente urgentes e necessárias para corrigir um problema que incomoda. É melhor agir antes!
Quero dar algumas dicas de como agir para estimular as mudanças positivas, as boas ideias e o engajamento das equipes. Vamos nelas:
Priorize o pensamento coletivo
Várias cabeças pensam melhor que apenas uma. Isso significa que os líderes devem se envolver mais com as equipes para estimular a integração entre todos. Tenha em mente que um time unido, alinhado e que trabalha com o mesmo foco, possui maior probabilidade de gerar novas ideias e soluções.
Peça e valorize as ideias das pessoas
Em vez de agir como um gênio solitário, pergunte para as pessoas o que elas pensam sobre como algo deve ser feito ou como resolveriam um problema. Quando damos mais voz para os colaboradores, eles são estimulados a pensar de maneira mais aberta e criativa, além de se comprometerem mais com a solução.
Saia de dentro da sua caixa
Interesse-se pelo trabalho de outros departamentos e outras empresas, inclusive de segmentos alternativos, mesmo que não tenham relação direta com o seu trabalho. Tenha abertura para as ideias diferentes, pois nunca se sabe de onde uma inspiração pode surgir para um novo processo. Incentive sua equipe a também fazer isso.
Estimule um bom ambiente de trabalho
O sentimento dos colaboradores em relação ao local de trabalho tem influência direta na sua produtividade, motivação e criatividade. Pessoas satisfeitas comunicam melhor, tem mais energia e sentem-se mais à vontade para expressar suas ideias e contribuir com a organização.
Por isso que investir ativamente na melhoria do clima organizacional pode ajudar a estimular a inovação.
Como disse Steve Jobs, fundador da empresa Apple:
“a inovação é o que faz a diferença entre um líder e um seguidor”.
É preciso escolher de que lado você quer estar nesse jogo.