fbpx

Blog

Como mudei de carreira

Meu último cargo com carteira assinada foi como Executivo de Recursos Humanos em uma multinacional e eu adorava o trabalho. Eu gosto muito do RH. Só tinha um detalhe: eu sempre me identifiquei com a carreira de educador e palestrante.

Sempre conciliei as duas carreiras, apesar do esforço.

Chegou em um certo ponto da minha vida que ficou muito difícil conciliar as duas atividades. Ou eu teria que me dedicar mais à carreira como executivo e até ter a oportunidade de crescimento, ou me dedicar à carreira de professor e palestrante, que também demanda atenção e muito foco.

Precisei tomar uma decisão! Especialmente após concluir que o medo de perder era o que me travava.

Minha decisão foi vista por muitas pessoas como um ato de coragem da minha parte. Eu deixei um emprego estável para ser professor e palestrante autônomo, para trabalhar em excelentes instituições e para ótimos clientes, porém com um trabalho de remuneração variável.

Realmente precisei de muita coragem. CORAGEM significa “agir com o coração” (do latim coraticum (cor = coração + atĭcum = ação). Eu agi com o meu coração, com o objetivo de deixar um legado e fazer a diferença em um trabalho que me completasse mais.

Você se sente realizado com o seu trabalho hoje? Esse é um questionamento que vale a pena refletir, pois quando temos um propósito, um sentido para o trabalho, nós temos mais forças para enfrentar as dificuldades pelo caminho.

Se você quer saber mais sobre mudanças de carreira, eu gravei um podcast onde falo sobre como mudar de emprego sem fechar as portas do emprego atual.

Marcelo de Elias é mestre em inovação e design. Conteudista especialista em mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança.