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Como lidar com a insatisfação no trabalho quando você entende que ainda não é a hora de pedir demissão?

“A minha vontade é a de pedir demissão agora”. Você já pensou nisso alguma vez?

Já me senti assim em alguns momentos, mas, passada a raiva ou desânimo, respirei fundo e continuei em frente.

E quando isso se torna algo recorrente e, por alguma razão, entendemos que ainda não é a hora de sair da empresa? Se você não está satisfeito com o seu trabalho, mas não pode simplesmente pedir demissão, saiba que existem maneiras de lidar com a situação de forma saudável e profissional.

Apesar de ser algo desafiador, é importante saber como lidar com o descontentamento no trabalho e manter uma atitude positiva e proativa, mesmo quando as coisas não estão indo bem.

O artigo “Why Employees Quit Their Jobs” de Jill L. Ferguson, publicado pela Forbes a algum tempo, diz que 82% dos funcionários deixam seus empregos devido a problemas com a liderança. Apresenta também, citando outra pesquisa, que 35% dos funcionários pedem demissão por falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, enquanto 20% citam a falta de reconhecimento e recompensa financeira adequada como motivos para querer sair da empresa.

Para lidar com o descontentamento profissional, é importante entender as razões por trás desse sentimento e avaliar se há algo que possa ser feito para mudar a situação. Em alguns casos, conversar com seu chefe ou o RH pode ser uma boa opção. Em outros casos, pode ser útil procurar oportunidades de desenvolvimento profissional ou explorar opções de trabalho em outras áreas da própria empresa.

No entanto, se a situação não mudar ou se você não tiver opções imediatas, é importante concentrar-se nas coisas que você pode controlar. Isso inclui manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho, não deixar de ser produtivo e trabalhar em seus próprios projetos ou iniciativas.

Evite a tendência de generalização. Isso acontece quando passamos por alguma dificuldade específica, porém fomentamos a crença de que tudo está ruim. Esse comportamento pode levar à anulação de aspectos positivos, agravando ainda mais a insatisfação. É importante, portanto, que foque nos pontos fortes e nas coisas que estão dando certo, a fim de se manter motivado.

Outro ponto: se estamos insatisfeitos, é comum desabafarmos com colegas da empresa. É importante lembrar que a reclamação constante pode gerar um ambiente tóxico e desmotivador, afetando ainda mais a nós mesmos e os outros. Evite reclamar da empresa e da chefia.

Ao reclamar com frequência, corremos o risco de nos fixarmos apenas nos aspectos negativos do trabalho, deixando de enxergar oportunidades. É como se estivéssemos vivendo em um espiral em que um sentimento negativo se alimenta dele mesmo e fica ainda maior.

Pequenas ações como sorrir e ser gentil com colegas de trabalho e clientes, envolvê-los em conversas, elogiar e ser agradável, podem fazer uma grande diferença. Essa energia positiva reflete de volta, criando um ambiente mais agradável e acolhedor, que consequentemente, diminui a insatisfação e desmotivação.

Pode ser necessário tentar se desconectar. É importante que se reserve tempo para atividades prazerosas após o expediente, a fim de descarregar a tensão acumulada e recarregar as energias para o dia seguinte.

Práticas como academia, yoga, leitura, culinária, aulas de dança, teatro e passeios na natureza podem ajudar. É fundamental escolher algo que se goste de fazer e que possa ajudar você a se desconectar do trabalho, tornando a vida mais leve e agradável.

Nesse contexto, é interessante buscar satisfação em outras áreas da vida, aproveitando seus potenciais e habilidades em atividades fora do ambiente empresarial. Isso pode ser feito por meio de hobbies, trabalho voluntário ou simplesmente passando mais tempo com amigos e familiares.

Não esqueça que o trabalho é apenas uma parte da vida e a realização pessoal pode ser encontrada de diversas outras formas, contribuindo para um equilíbrio emocional e uma vida mais feliz e plena.

Caso não seja possível encontrar uma solução para lidar com os sentimentos de insatisfação no trabalho, ou caso esses sentimentos estejam confusos e difíceis de lidar, buscar orientação profissional pode ser uma excelente alternativa. Com apoio específico é possível alcançar maior clareza sobre a situação, identificar oportunidades de mudança e desenvolver estratégias para lidar com o problema de forma eficaz.

E você, já passou por uma situação de descontentamento profissional? O que acha disso?

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Marcelo de Elias em palestra para o Grupo Nobile de Hoteis em Brasília/DF

MARCELO DE ELIAS é mestre em inovação e design com MBAs em Estratégia, Gestão de Pessoas, formação internacional em gestão da mudança em tempos desafiadores e pós-graduado em neurociências. Conteudista especialista em protagonismo e gestão de mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança. Pioneiro no assunto “Inner Skills” no Brasil.

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