Blog

Como estimular a equipe para as mudanças?

Existe uma maneira de estimular a sua equipe para as mudanças. É a maneira mais simples que eu conheço, e se chama IVP (Insatisfação, Visão e Passos). Uma metodologia que faz diminuir a resistência às mudanças da sua equipe.

Explicando melhor, primeiramente gere uma “insatisfação” na sua equipe, pois pessoas satisfeitas não mudam. Faça que seu time enxergue que o hoje poderia ser melhor do que tem sido. Não seja o tipo de líder que mostra que tudo está sempre bom e perfeito, porque assim as pessoas tendem a se acomodarem. Por isso é bom celebrar os bons resultados, mas do mesmo jeito é preciso sempre mostrar que ainda há algo a ser desenvolvido, ou seja, traga às pessoas uma insatisfação positiva.

O segundo ponto para trabalhar o estímulo às mudanças é a “visão”. Nesse momento você ajuda as pessoas a enxergarem para onde vão, o que irão alcançar. Para isso, se for possível, leve-os a conhecerem outras realidades em outras empresas ou mostre a eles algum caso para que possam enxergar o jeito que seria a empresa após as mudanças. Assim, se seu time perceber e entender como serão as coisas, isso diminuirá a resistência dele às mudanças.

O terceiro e último ponto são os “passos”. Demonstre como dar cada passo rumo a melhoria proposta e ajude seu time a concluí-los e trabalhe com metas.

É perceptível que algumas empresas fazem algumas coisas que não dão certo quando o assunto é mudança, pois querem implantar uma nova ferramenta ou metodologia e não funcionam, porque normalmente, elas já partem para esse terceiro ponto onde já querem implantar o passo a passo, sem antes gerar a insatisfação e a visão.

Dessa forma, os funcionários podem até fazer o que a empresa quer, mas apenas por ordem de um chefe, diretor ou gestor, ou seja, apenas por determinação.

Então, sempre, antes de dizer quais serão os passos para a mudança, gere no seu time a insatisfação e dê a ele a visão e um motivo pelo qual vale a pena mudar.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

 

Menu