fbpx

Blog

Como as empresas podem incentivar o desenvolvimento das Inner Skills

Como o nome já diz, as Inner Skills são “habilidades interiores”, e, sendo assim, não é fácil para uma empresa desenvolver essas habilidades nas pessoas porque, como todas as demandas intrapessoais, dependem delas mesmas.

Mas, antes de qualquer outra coisa, a grande dúvida que muitas pessoas têm é a seguinte: as Inner Skills podem ser desenvolvidas? A resposta é sim!

Sabemos que grande parte delas são características pessoais que podem estar naturalmente nos colaboradores, seja pelos traços temperamentais, personalidade, valores e crenças pessoais.

Sendo assim, para aqueles que já possuem aptidão natural é mais fácil conseguir bons resultados com elas. Para outros, exigirá muito mais esforço e dedicação para, ainda assim, alcançar resultados medianos.

Isso não deve ser impeditivo ou justificativa para não buscar o aprimoramento dessas habilidades internas, considerando que o mundo corporativo atual, com tantas Hard e Soft Skills em pleno desenvolvimento, tem padecido justamente das Inner Skills.

Quando conseguimos algum avanço, mesmo que pequeno, nas condutas ainda pouco exploradas, isso irá gerar um aprimoramento de performance significativo. É exponencial.

Quando analisamos as práticas das empresas, mesmo não existindo uma fórmula única para tais desenvolvimentos, sabe-se que não serão ações coletivas que irão impactar todas as pessoas da mesma maneira e ao mesmo tempo, mas alguns programas que visam o crescimento intrapessoal podem sim estimular.

É provável que, em alguns casos específicos, tal desenvolvimento requererá ações individualizadas e acompanhamento personalizado por parte das organizações. São como se fossem PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual) com “foco no interno”, visando o aprendizado e as práticas orientadas para a evolução dessas habilidades.

Apesar disso, não é por acaso que algumas empresas têm promovido práticas positivas, na maioria das vezes coletivas, mas que podem impactar individualmente as pessoas.

A atenção à saúde mental dos funcionários, à qualidade de vida e ao projeto de vida dos colaboradores tem sido foco crescente em boas corporações. Algumas empresas também possuem programas de mindfulness, psicologia positiva, espiritualidade, propósito pessoal, autoconhecimento, saúde mental, autocuidado e estímulo às práticas, dentro ou fora delas, como yoga, meditação, sessões de autoconhecimento, atividades de consciência corporal e terapias individuais e em grupo.

Já são várias as instituições que promovem acompanhamento psicológico e outras práticas terapêuticas a fim de garantir o bem-estar emocional e o autoconhecimento de seus colaboradores. Muitas delas têm relatado os bons resultados colhidos com essas atividades, especialmente na produtividade das pessoas, engajamento e retenção de talentos.

Bons exemplos são da Vivo, Google, 3M, Votorantim, L´Oréal, Unilever e Ambev.

NO VÍDEO ABAIXO VOCÊ VAI PODER CONHECER UM POUCO DO QUE ELAS ESTÃO FAZENDO.

Creio que a maior contribuição das empresas é incentivar seus colaboradores para a busca do autodesenvolvimento, evidenciando, através dos mecanismos internos de comunicação, conscientização, ações das lideranças e educação corporativa, a necessidade da atenção às Inner Skills para a performance profissional.

Cabe também ao Recursos Humanos estimular para que a metodologia de gestão do desempenho, avaliação, feedback e desenvolvimento individual, contemplem componentes intrapessoais.

ASSISTA O VÍDEO E SAIBA O QUE AS EMPRESAS ESTÃO FAZENDO:

Nesse vídeo, Marcelo de Elias cita alguns exemplos interessantes. Esse é um trecho de uma palestra realizada em junho de 2022 no CBTD. (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

MARCELO DE ELIAS é mestre em inovação e design com MBAs em Estratégia, Gestão de Pessoas, formação internacional em gestão da mudança em tempos desafiadores e pós-graduado em neurociências. Conteudista especialista em protagonismo e gestão de mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança. Pioneiro no assunto “Inner Skills” no Brasil.

Se deseja saber mais sobre INNER SKILLS acesse: www.innerskills.com.br

Quer saber mais sobre MARCELO DE ELIAS e como ele pode ajudar a sua empresa nos desafios relacionados às mudanças, inovações, liderança e protagonismo pessoal, clique aqui: http://marcelodeelias.com.br/

Conheça também o portal da Universidade da mudança: www.universidadedamudanca.com.br

Se quiser saber mais sobre o que fazemos, conheça nosso media-kit: https://marcelodeelias.com.br/portfolio/

Se desejar um orçamento sem compromisso ou entender mais sobre nossos trabalhos e em que podemos ajudar sua organização, entre em contato com nossa equipe por aqui: https://marcelodeelias.com.br/contato/

Fontes consultadas sobre as práticas empresariais:

Mundo RH

Mais Consciente

Blog Call Daniel

Bee Corp

Votorantim

Loreal

Dois a mais remédios

Qutures

Exame