Existem coisas no mundo que são consideradas tão pequenas e tão simples, como por exemplo, dizer “bom dia”, pedir desculpas, abraçar quem a gente ama, desejar feliz aniversário (genuinamente, não aquelas mensagens prontas do Facebook), mas na verdade não são tão pequenas assim, pois têm um impacto muito grande.
Eu digo isso, porque vamos aprendendo com a vida que existem coisas que parecem simples e pequenas demais na prática e execução delas, mas que são muito mais importantes e maiores no significado e impacto que elas geram.
Fazer as coisas que citei acima só serão compreendidas com a maturidade da vida. Apenas com o tempo vamos percebendo o valor de ligar para aquela pessoa que há tempos não conversamos, pedir perdão, dedicar tempo aos nossos hobbies e pessoas próximas, demonstrar que amamos alguém e etc.
Os efeitos disso não são percebidos por nós, porque muitas vezes estamos tão tensos e preocupados, pensando em um milhão de coisas e escolhas, vivendo na correria, querendo ganhar dinheiro e dar conta de tudo que, assim, não paramos para dar importância a elas. O que é algo tão simples, vira algo tão raro na nossa rotina.
Então, com o tempo, na medida em que vamos amadurecendo cada vez mais e, talvez, até ficando mais inteligentes e capazes, vamos percebendo que as coisas pequenas são realmente aquelas que valem a pena ser vividas e que têm um valor tão grande para nós e para as pessoas ao nosso redor. Assim vamos nos tornando mais felizes.
Marcelo de Elias é mestre em inovação e design. Conteudista especialista em mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança.