Blog

Assertividade é coragem + consideração

O grande escritor Stephen Covey disse uma vez que a maturidade é o que nós podemos concluir como o cruzamento entre a coragem e a consideração, e também eu costumo dizer que isso tem a ver com a assertividade.

Por exemplo, uma pessoa agressiva é um alguém que tem coragem, mas não tem consideração, ou seja, ela fala o que pensa, sem medo de colocar a opinião, mas não leva em consideração o que as outras pessoas irão sentir. E então por terem muita coragem, mas pouca consideração elas se tornam agressivas.

Ao contrário disso temos as pessoas passivas, que são as que têm muita consideração e pouquíssima coragem, pois pensam tanto nos outros, se colocam tanto no lugar dos outros e assim não dizem o que pensam, não se dão o direito de dar opinião.

As pessoas dissimuladas, e até mesmo, às vezes, vingativas, são as pessoas sem coragem e sem consideração, e por isso agem de maneira dissimulada ou vingativa para derrubar os outros lá na frente sem que o outro perceba quem o derrubou.

Agora uma pessoa assertiva, ou como disse Stephen Covey, uma pessoa madura, é aquela que tem coragem e tem consideração, ou seja, é a pessoa que diz o que pensa, mas sempre com consideração, e assim sabe se comunicar e se relacionar bem com os outros com verdade e respeito.

Seja uma pessoa assertiva, não deixe de opinar, nem de falar a verdade, mas saiba fazer isso com consideração e respeito às outras pessoas, pois é assim que age uma pessoa madura.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu

Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando