fbpx

Blog

As palestras devem ser com alguém de casa ou de fora?

O ditado popular “santo de casa não faz milagre” expressa a ideia de que é mais valorizado e eficaz buscar soluções externas do que confiar nas habilidades e conhecimentos internos. No contexto empresarial, esse ditado é frequentemente aplicado para justificar a contratação de profissionais externos em vez de aproveitar o conhecimento e expertise dos próprios colaboradores.

É claro que o conhecimento interno, muitas vezes tácito, é fundamental para as mudanças e altamente relevante, entretanto, a contratação de um palestrante externo pode sim trazer benefícios significativos para uma empresa.

Esses profissionais trazem consigo experiência diversificada, perspectivas atualizadas e novos insights que podem inspirar, motivar e desafiar os colaboradores. Eles têm o poder de despertar a curiosidade, promover o pensamento inovador e transmitir conhecimentos atualizados.

Ao trazer um palestrante externo, a empresa demonstra um compromisso em fornecer aos colaboradores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Os palestrantes convidados podem abordar tópicos específicos, fornecer novas habilidades e técnicas, e apresentar casos e exemplos relevantes. Isso ajuda a expandir os horizontes dos colaboradores e a estimular o crescimento profissional.

Além disso, um palestrante externo traz consigo um certo grau de imparcialidade. Essa neutralidade pode ser benéfica em situações em que são necessárias mudanças culturais, ações corretivas ou motivação adicional. O palestrante pode abordar questões sensíveis de forma imparcial e objetiva, oferecendo perspectivas independentes e soluções inovadoras.

Essas questões sensíveis são mais facilmente digeridas quando são apresentadas por pessoas de fora do contexto.

No entanto, é importante ressaltar que o ditado popular “santo de casa não faz milagre” nem sempre é válido. As empresas possuem talentos internos valiosos, com conhecimentos e experiências que podem ser aproveitados e compartilhados. Colaboradores que estão envolvidos no dia a dia da empresa têm uma compreensão profunda de sua cultura, valores e desafios.

Portanto, os melhores eventos de sensibilização são aqueles que são organizados para equilibrar a utilização de palestrantes externos com as reflexões e informações apresentadas por profissionais internos.

Mesclar as duas abordagens em um único evento costuma ser mais eficaz. Uma boa ideia é conduzir algumas ações com multiplicadores internos e usar palestrantes contratados para abrir e fechar o evento, dando o “tom da conversa” no início e inspirando o engajamento e motivação no final.

Veja alguns temas e outras informações relevantes sobre as palestras específicas para os momentos de mudanças: https://marcelodeelias.com.br/portfolio/

Marcelo de Elias em palestra para a ABRH em Belém/PA

MARCELO DE ELIAS é mestre em inovação e design com MBAs em Estratégia, Gestão de Pessoas, formação internacional em gestão da mudança em tempos desafiadores e pós-graduado em neurociências. Conteudista especialista em liderança, protagonismo e gestão de mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança. Pioneiro no assunto “Inner Skills” no Brasil.

Atende grandes clientes como GPA/ Pão de Açúcar, Cobasi, Leroy Merlin, SBT, Marisa, Carrefour, MSD/Merck, Elanco, Kawasaki, GM, Fiat, Raízen/Shell, DHL, Caixa, Bradesco, Unilever, Bettanin/InBetta, Sebrae, SESC, Sabesp, Banco da Amazônia, Justiça Federal, Ministério Público, INPE, entre outros de diversos segmentos.

Suas palestras têm o diferencial do “conteúdo com leveza”, onde o professor apresenta conteúdos altamente atualizados e inovadores, mas sempre com uma linguagem acessível para todos os públicos, dosando informações, inspirações, ideias, bom humor e boas histórias. Através de mensurações na metodologia NPS junto aos contratantes, o índice de recomendação é de 100%.

As palestras não são “produtos de prateleira”, mas sim, projetos 100% personalizados e customizados para cada realidade, considerando as necessidades a serem atendidas, a cultura do cliente e o perfil do público.

Quer saber mais sobre MARCELO DE ELIAS e como ele pode ajudar a sua empresa nos desafios relacionados às mudanças, inovações, liderança e protagonismo pessoal, clique aqui

Se quiser saber mais sobre o que fazemos, conheça nosso media-kit.

Se desejar um orçamento sem compromisso ou entender mais sobre nossos trabalhos e em que podemos ajudar sua organização, entre em contato com nossa equipe por aqui.