fbpx

Blog

Aprendendo a dizer não – 5 dicas essenciais

Marcelo de Elias

Saber dizer não é uma das mudanças de hábitos mais frequentes, e isso faz sentido, porque quando não sabemos dizer não, dificilmente conseguimos ter qualidade de vida.

Não é por menos! Essa dificuldade tem gerado muitos problemas de produtividade e stress nas pessoas que dizem sim para tudo. Esse medo de negar, na maioria das vezes, faz com que tenhamos muitos problemas, como esses:

• Sentir-se sobrecarregado, pois acaba trazendo para si a responsabilidade de muitas coisas;
• Fazer algo que não quer e que muitas vezes fere seus valores pessoais;
• Agradar os outros e se desagradar, pois se obriga a fazer algo que não deseja;
• Escolher o bem estar do outro e deixar o seu de lado, comprometendo muitas vezes seu lazer, descanso e tempo dedicado a quem ama;
• Experimentar emoções negativas como raiva, frustração, estresse e medo.

Mas o que fazer para dizer não sem magoar e nem ficar sobrecarregado e arrependido?
Em meus estudos tenho percebido um comportamento convergente entre aqueles que possuem melhores resultados, apesar da dificuldade de dizer não. Trago aqui algumas sugestões:

1. Cuidado com os folgados e manipuladores:

Muitas pessoas percebem que o outro tem baixa coragem de dizer não e se aproximam propositalmente. É importante tentar identificar quem são elas.

2. Seja sempre honesto:

Evite criar desculpas para dizer não, pois serão facilmente desmentidas em um mundo hiper conectado. Se o objetivo é não desagradar o outro, o que desagradaria mais do que saber que foi enganado?

3. Use bem as palavras:

Começar a frase de negação com “eu entendo sua dificuldade” ou “fico feliz por ter me procurado” e, em seguida, explicar o porquê não pode atender ao pedido, facilita a percepção do outro sobre sua boa intenção.

4. Coloque na balança o que você perde se atender o pedido:

Como diz o escritor Stephen Covey, “toda vez que você diz sim para uma situação em que deveria ter dito não, você disse sim para o outro e não para você mesmo”.

5. Se for preciso, faça terapia:

Isso ajudará a melhorar a comunicação e a autoestima desenvolvendo a assertividade.

Lembre-se da frase de Stephen Covey que afirma que “toda vez que você diz SIM para uma situação em que deveria ter dito NÃO, você disse SIM para o outro e NÃO para você mesmo”.

Não se esqueça: dizer não pode ser dolorido e te deixar mal no momento, mas entenda que isso tudo vai te ajudar a ficar bem depois. Diga sim para você!

Quer saber mais sobre aprender a falar NÃO? Ouça esse episódio do ChangeCast onde Marcelo de Elias traz técnicas para te ajudar a dizer NÃO sem culpa.

Marcelo de Elias é mestre em inovação e design. Conteudista especialista em mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança.


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home/u369468197/domains/marcelodeelias.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133