Blog

Adaptabilidade Proativa: você sabe o que é isso?

Uma das competências importantes para o futuro, e também para o presente, é a adaptabilidade proativa. Adaptabilidade, como você deve saber, é capacidade de você se reinventar, se refazer, mudar suas habilidades de acordo com o novo contexto e ser diferente.

Mas já digo de antemão que existem dois tipos de adaptabilidade: Reativa e Proativa.

Adaptabilidade Reativa:

O camaleão é um exemplo disso, quando este muda de ambiente a cor dele vai se adaptando ao local onde ele está de acordo com o tempo. Ele é um ser vivo bem adaptável, porém ele precisa estar no novo ambiente para então mudar de cor.

Adaptabilidade Proativa:

É algo que o camaleão não sabe fazer, mas nós podemos aprender. É como se tivéssemos a capacidade de mudar de cor antes de chegar em outro ambiente. Ou seja, é uma competência que no meio do caminho já vai se adaptando para as mudanças.

Os profissionais e empresas de sucesso são aqueles que conseguem se adaptar não em função do problema, mas da oportunidade, não apenas em função das pendências, mas mudam em função das tendências. Estes enxergam antes o que há de vir e com essa visão de futurismo vão se reinventando, assim quando chega o novo momento estarão a frente e adequados ao novo contexto.

E você é uma pessoa adaptável proativamente ou é daquelas que deixa para se adaptar depois que tudo já mudou?

Mude antes! A melhor hora para mudar é quando você, tecnicamente falando, não precisa da mudança.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu

Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando