Blog

A diferença entre chefe e líder

Uma das perguntas que eu sempre escuto nas minhas aulas é a seguinte: “Qual a diferença entre chefe e líder?”e não é tão difícil responder e entender essa questão.

Chefe é um poder posicional, em outras palavras, é o poder do cargo. Por exemplo, na hierarquia da empresa alguém é promovido a chefe, ou seja, ele está numa “caixinha” do organograma onde tem pessoas abaixo dele. 

Então, o chefe tem o poder do cargo, enquanto o líder tem o poder pessoal, é um poder muito mais da sua própria conduta, pois tem muito a ver com sua confiabilidade e com a sua capacidade de influenciar pessoas.

Entendendo isso você pode ver que nem todo líder é um chefe. Por exemplo, pode ser que na sua empresa você seja um líder, pois tem pessoas que confiam em você e te sigam mesmo sem você ter um cargo de liderança, ou de chefe no caso.

Em contrapartida também existem chefes que não são líderes, ou seja, tem pessoas numa empresa que têm o poder do cargo mas não conseguem liderar a equipe, na qual ninguém confia ou segue plenamente as ordens do chefe apesar do cargo.

Por isso, é muito importante que você desenvolva a habilidade de liderança independentemente de ser chefe ou não.

Pois assim, se em algum momento chegar a hora de você se tornar chefe, você terá bons resultados, porque acima de tudo você é um bom líder.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.

Menu