Marcelo de Elias – Universidade da Mudança
O ano de 2020 foi difícil para o mundo. Sabemos que 2021 também será um ano de bastante trabalho para superar os desafios. Estabelecer metas e objetivos alinhados aos propósitos é um caminho interessante para criar foco e aumentar a capacidade de execução.
Um ponto deve ser considerado com atenção: metas e objetivos não são alcançados por acaso. O correto não é definir um alvo e torcer para chegar lá, mas sim, estabelecer um desafio e se organizar para alcançar. Não podemos esquecer que o sucesso não ocorre por acaso.
O interessante é que toda virada de ano costuma ser um ótimo momento para encarar novos objetivos e planejar nossas ações. Parece que estamos mais abertos e naturalmente motivados para buscar o que desejamos.
Então por que não aproveitar este momento para pensar em nossas atitudes? Para realizar seus projetos pessoais e profissionais em 2021 é importante seguir os 10 passos abaixo:
1. TENHA UM PROPÓSITO
Tudo começa com a definição clara do “por que” queremos realizar aquilo que desejamos. Escute sua voz interior e pense naquilo que realmente tem sentido para você e que contribui com a prática de seus valores. Visualize-se mentalmente alcançando seus objetivos. Isso ajuda muito.
2. ACREDITE
Acredite em seu potencial para realizar seus objetivos. Para isso, esqueça um pouco o passado e não dê ouvido a alguns pensamentos limitadores que podem bloquear sua ação.
3. PESQUISE
Seja curioso e dedique tempo investigando mais sobre o assunto que tem relação com suas metas e sobre pessoas que realizaram os mesmos objetivos. Inspirar-se em bons exemplos pode contribuir bastante. Estude mais sobre os desafios, problemas e possíveis soluções, além de estudar mais sobre você mesmo, suas potencialidades e fraquezas. Capacite-se.
4. DEFINA AS METAS ESPECÍFICAS
Escreva suas metas de maneira bem específica e defina prazos para realizá-las. Sintetize-as para não perder o foco. Ter 3 metas é mais fácil de realizar do que ter 10. Depois, quebre-as em metas menores para facilitar o acompanhamento. Escreva “vou guardar 100 reais por semana até o final de 2021” em vez de “Vou guardar dinheiro para trocar de carro”.
5. PLANEJE SEU TEMPO
Organize-se para executar com excelência tudo aquilo que definiu. Para isso, defina as prioridades e tenha disciplina para não deixar as urgências afastarem você das coisas importantes. Seja realista e íntegro com seus propósitos.
6. AJA DE ACORDO COM SEU PLANO
Tenha iniciativa e coloque tudo em prática. Agora é a hora de começar a atuar em seu plano de ação. Caso algumas pessoas se posicionem como um impedimento, evite-as. As relações de apoio são essenciais nesta fase.
7. ENFRENTE OS DESAFIOS COM O APOIO DE OUTROS
Encare o medo com paciência e persistência. Busque ajuda com pessoas de valores e propósitos iguais aos seus e crie parcerias importantes. Coletivamente fica mais fácil realizar os objetivos.
8. PERSISTA
Não se martirize por causa de alguma falha. Para manter-se firme na jornada, não perca o foco, mesmo que sofra um deslize. Se você escorregar, retorne imediatamente ao seu plano de ação. Se a sua motivação estiver vacilando, persista ainda assim. Visualize o seu futuro bem-sucedido e acredite.
9. ACOMPANHE
Defina indicadores para ter evidências de que está no caminho certo e acompanhe periodicamente. Assim, se algo sair fora do previsto, é mais fácil voltar para o rumo correto. Seja flexível caso conclua que foi exigente demais consigo mesmo na fixação das metas iniciais, mas não afrouxe só para facilitar a realização.
10. COMEMORE
Não esqueça de celebrar as conquistas! Isso vai te dar mais força para os próximos desafios e objetivos. A recompensa é um grande impulsionador. Presenteie-se com algo especial, como uma pequena viagem, um livro, um jantar especial ao conseguir superar uma etapa. Celebre os maiores sucessos.
Marcelo de Elias é mestre em inovação e design. Conteudista especialista em mudanças é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança.
Saiba mais em www.marcelodeelias.com.br