Você já se perguntou, “por que eu não mudo”? Ou então, “por que tal pessoa não muda”?
Se sim, no fundo você sabia que aceitar ou buscar uma mudança era o que você ou outra pessoa precisava para melhorar em alguma área da vida. Então, vamos entender melhor. É simples!
Pesquisas mostram que existem três razões principais pelas quais as pessoas não mudam:
1) Apego ao passado:
Isso é ser apegado aos modelos de sucesso que funcionaram, e então, a pessoa continua repetindo a mesma coisa. Neste caso, é preciso ter a mente aberta!
2) Alienação:
É claro que são poucas as pessoas alienadas, pois num mundo com tanta informação é difícil acreditar que tem gente que não está percebendo que tudo mudou, mas tem! Isso significa que precisamos aprender coisas novas. Então pesquise e estude.
3) Medo:
Este é a maior razão. É natural. Mas significa a pessoa se agarrar ao que já é conhecido e conquistado e preferir deixar como está, dessa forma, quando surge algo novo, nebuloso ou, até mesmo, ameaçador, nós o rejeitamos por medo de perder o que já conquistamos. Neste caso, seja ousado e tente!
Para enfrentar estes paradigmas é necessário que a pessoa entenda as vantagens e benefícios do novo, o que ela perde em ficar do jeito que está e o que ela deixa de ganhar quando não muda frente a um novo ambiente, desafio, mundo, momento e realidade.
Assim, quando a pessoa colocar na balança, ela chegará à conclusão de que precisa de coragem para fazer mudanças em sua vida. E que a coragem requer coração e vontade de fazer a diferença.
Ouça também o podcast sobre este tema!
Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem a disposição do seu evento, basta entrar nesse link.
Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.
Foto de Capa: Photo by Nathan Cowley from Pexels