Já faz algum tempo que venho falando, com alguma novidade, sobre as Inner Skills. Esse é um tema bastante novo, porém muito relevante, sobre ass importantes habilidades que se aplicam ao mundo profissional.
As Inner Skills são as habilidades interiores ou intrapessoais e que dependem muito da nossa vontade para desenvolvermos.
Muitas empresas e profissionais estão percebendo que é a partir delas que conseguimos impulsionar muitas outras, especialmente as Soft Skills. Mas talvez você esteja perguntando: quais são as principais habilidades internas que devemos desenvolver?
É claro que isso depende de cada pessoa. Talvez para você, alguma delas seja mais importante que outras. Entretanto, em linhas gerais, sabia que algumas dessas habilidades são realmente imprescindíveis para nosso sucesso profissional?
Entre tantas possibilidades gostaria de destacar algumas que merecem um olhar mais atento, já que são bastante relevantes para o sucesso profissional e para as empresas.
A primeira delas é o autodesenvolvimento
Essa é uma habilidade em que o profissional se reconhece como o grande responsável pelo seu processo evolutivo, assim, busca o desenvolvimento próprio a partir da potencialização de seus pontos fortes e minimização dos pontos fracos em quaisquer habilidades.
Mais uma: autoestima
Isso tem a ver com a valoração intrínseca que o indivíduo faz de si mesmo em diferentes situações e eventos da vida. É a qualidade de quem se valoriza, se orgulha do seu modo de ser e demonstra confiança em seus atos e julgamentos.
Mas não confunda a autoestima com ser arrogante. É necessário perceber que, em um mundo relacional e com diversidade, todos tem valor, sendo diferentes. Ter autoestima é possuir a habilidade e de estar satisfeito com a sua identidade, inclusive quando ela foge de um padrão comum.
Quero destacar agora a autoliderança
Essa é a capacidade de liderar a si mesmo, de ir mais longe com disciplina e dedicação, de fazer algo novo, de enfrentar um desafio, de ver uma oportunidade no lugar de um problema.
Quem tem autoliderança tem a facilidade de conduzir a si mesmo rumo a um caminho de metas e objetivos profissionais. Tudo isso sem ninguém precisar ficar dando ordens ou fiscalizando.
Outra Inner Skill importante é a energia pessoal. Também gosto de chamar de “intensidade das ações”.
Essa habilidade se relaciona com a força, potência e engajamento que você tem dedicado às prioridades. Para isso é importante canalizar um maior estado de motivação e entusiasmo para a execução das ações que poderão impactar positivamente o seu desempenho e o alcance dos resultados desejados.
Você já percebeu que a energia pessoal tem uma ligação direta com a boa gestão do tempo? Saber priorizar o que vale mais a pena e colocar a dose certa de intensidade, faz toda diferença em sua produtividade.
Agora vou chamar a sua atenção para uma importante habilidade interna, o entusiasmo
Essa palavra é muito bonita. Sua origem significa “ter um deus interior”. As religiões politeístas antigas e na mitologia, acreditava-se que éramos impulsionados a agir de acordo com a característica e inspiração de um determinado deus. O conceito evoluiu, mas a ideia é parecida.
Ter entusiasmo é possuir uma força interior que impulsiona alguém a fazer algo. É ter uma potência interna que nos move em direção a um objetivo ou a viver um propósito. O contrário de entusiasmo é o desânimo. Ah! se você tem curiosidade para saber a origem das palavras, desânimo significa “desprovido de alma”. É não ter vontade ou determinação para fazer o que precisa ser feito.
Mais uma habilidade interna: gratidão
É a capacidade de receber e acolher positivamente o bem, mesmo nas situações adversas e desafiadoras. É importante ter gratidão com as situações que acontecem e entender que tudo tem seu momento e motivos para acontecer.
Ter gratidão é ser agradecido pela vida, pelas oportunidades e aprendizados, mesmo que dolorosos.
Eu poderia citar muitas outras como compaixão, coragem, persistência, perseverança, mas deixaremos para outros textos e artigos.
Enfim, as Inner Skills, por serem impulsionadoras de vários outras habilidades, precisam ser analisadas e desenvolvidas.
Marcelo de Elias é mestre em inovação e design. Conteudista especialista em mudanças, é professor da FGV, FDC e outras escolas de negócios. Escritor e fundador da Universidade da Mudança.
LEIA O TEXTO COMPLETO COM DICAS DE COMO DESENVOLVER AS INNER SKILLS EM www.innerskills.com.br .Esse é um canal exclusivo que estará em permanentemente atualização.
Quer levar a reflexão sobre as Inner Skills para sua empresa? Se quiser que sua equipe saiba mais sobre as Inner Skills e entenda a importância do desenvolvimento delas, entre em contato conosco e pergunte sobre como podemos ajudar sua empresa através de palestras e workshops.