fbpx

Blog

Liderando Inovações e Mudanças

Liderando Inovações e Mudanças Marcelo de Elias

Atualmente é preciso se reinventar a todo o momento com foco no resultado. Uma das percepções sobre as prováveis causas de tantos problemas de não adaptação das empresas às novas demandas e oportunidades é a insistência em fórmulas que resultaram em sucesso por um tempo, mas que já não proporcionam os mesmos efeitos.

A solução para esse mundo desafiador são as inovações. Sejam elas orientadas ao mercado ou mesmo visando a melhoria de resultados internos, os líderes e empresas de sucesso não devem se sentir confortáveis com a manutenção das coisas como sempre foram.

Nesse contexto, algumas reflexões são importantes:

O Líder que faz diferente para buscar a inovação

O líder precisa se desafiar para impulsionar a inovação na equipe. E isso significa romper alguns pressupostos e questionar antigas formas de pensar. Mas, certamente, uma das maiores barreiras para a inovação em equipes é o excesso de respeito às hierarquias.

Quando o funcionário se sente como um seguidor de ordens ele age obedientemente às orientações do chefe, sem questionar e sem pensar fora da caixa. Então, uma das ações eficazes do líder é incentivar a participação e o pensamento divergente, pois, assim, as iniciativas de inovação são impulsionadas.

Liderando processos de mudança

Para liderar processos da mudança é necessário, entre outras coisas, despertar o sentido de “urgência” e prontidão para a mudança nas pessoas. Isso se inicia com o sentimento de insatisfação com a realidade atual.

Então, para liderar as pessoas para as transições e para a adaptabilidade, o líder precisa ajudar a construir nas pessoas o sentimento de que o hoje poderia ser melhor e que não se pode acomodar mesmo com os resultados positivos.

Além disso, cabe à liderança estimular a visão entusiasta sobre o novo, incentivando a todos para vislumbrar os ganhos com o futuro desejado.

Características de um líder inovador

Curiosidade e Criatividade – Líderes inovadores colocam energia no desafio e levantam questões que ninguém havia pensado e assim estimulam suas equipes a pensarem de disruptivamente.

Determinação e Coragem – O mundo atual é repleto de incertezas, volatilidade e complexidade e para enfrentar essas variáveis são necessários líderes corajosos. Aprender com os fracassos também é um ato de coragem e humildade.

Cabeça aberta – Líderes inovadores são abertos às novas ideias e proporcionam oportunidades para que as iniciativas de suas equipes possam se transformar em realidade.

Cooperação – Trabalhar em equipe e estimular o pensamento divergente é essencial para a inovação. O líder inovador gosta de se relacionar com as várias pessoas da empresa e também externamente.

Capacidade para aprender a desaprender – Devido às mudanças aceleradas o líder precisa estar atento e aberto ao novo e à análise dos cenários e das oportunidades. Para isso é necessário estar disposto a aprender, e, principalmente, deixar para trás os velhos pressupostos e convicções.

Trabalho com propósito – Trabalhar com um líder apaixonado por uma causa gera mais significado, comprometimento, confiança e satisfação.

Resiliência – Não deixar derrotar nas dificuldades é uma competência necessária para que o líder mantenha o engajamento e a criatividade das equipes.

Envolvendo a equipe no processo de mudança e inovação

A melhor forma de envolver a equipe é compartilhando os propósitos e objetivos. Não se deve impor as tarefas nem mesmo estabelecer metas sem o envolvimento de todos. Para isso devemos considerar três imperativos para o engajamento das equipes:

  • As pessoas apoiam o que elas criam;
  • As pessoas agem de forma responsável quando se importam com o que fazem;
  • As pessoas querem ajudar a gerenciar e não apenas ver o líder executar.

Assim, o líder deve ouvir a todos, estimular as boas ideias, incentivar a busca de novos caminhos, reconhecer os erros honestos e apoiar o pensamento divergente.